Você Sabia que a Fazenda Sertão pertenceu ao Avô de Tarsila do Amaral?
Você Sabia que a Fazenda Sertão pertenceu ao Avô de Tarsila do Amaral?
Compartilhe:

A Fazenda Sertão faz parte da história de Itupeva (Jundiaí) e da história de Tarsila do Amaral que era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de D. Lydia Dias de Aguiar. Segundo o livro Tarsila Cronista, por Aracy A. Amaral a Fazenda pertenceu ao seu Avô José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário”

A Fazenda Sertão faz parte da história de Itupeva (Jundiaí) e da história de Tarsila do Amaral que era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de D. Lydia Dias de Aguiar.

Segundo o livro Tarsila Cronista, por Aracy A. Amaral a Fazenda pertenceu ao seu Avô José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” por sua incalculável fortuna e propriedades. Além de fazendeiro, fora um empreendedor, construindo o Teatro São José em São Paulo, onde hoje se situa o Edifício da Light (atualmente um shopping center), o Hotel Internacional de Santos , o Hotel d’Oeste. Sua sede, como senhor, era a Fazenda Sertão, e tinha quatrocentos escravos. Casado com Teresa Aguirre do Amaral (conhecida como Avó Terezinha).

A infância de Tarsila decorreu, assim, primeiro na Fazenda São Bernardo, perto de Capivari, e depois em Santa Tereza do Alto em Monte Serrat em Itupeva.

Presencio a história de Itupeva caindo no esquecimento e em 2011 tive a oportunidade de registrar e fotografar diversas fazendas que eram antigas produtoras de café, produção esta,  que era escoada pela antiga estrada de ferro Sorocabana.

Hoje na Fazenda Sertão criam ovelhas, o local possui muita história, suas construções mantem-se conservadas o local é lindo e incrível chega a arrepiar.

Sua Construção tem formato em U e segundo informações a senzala ficava no piso inferior e o os escravos que trabalhavam na casa ficavam no lado esquerdo no piso superior.

Próximo da casa sede existem figueiras enormes, muitos pés de jabuticabas, castanheira (próximo da piscina), jatobá, e palmeiras enormes.

Em breve mais histórias sobre as incríveis fazendas de Itupeva, como a Santa Tereza do Alto onde Tarsila morou. Aguardem!

Quer saber mais sobre a história de Itupeva?

Por: Elis Salles – Salles Imóveis

Cel. (11) 99939-2431

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: