Que Tal Viajar Para Um Lugar Mágico? A Capadócia
Que Tal Viajar Para Um Lugar Mágico? A Capadócia
Que Tal Viajar Para Um Lugar Mágico? A Capadócia
Compartilhe:

A Capadócia é um lugar mágico. Daqueles que certamente ficarão gravados na memória.

 

Se você gosta de viajar precisa incluir a Capadócia em seu roteiro, é um daqueles lugares que certamente ficarão gravados na memória eternamente.

Ao pensar numa viagem a Turquia, vem sempre a mente a imagem de dezenas de balões cortando o céu azul e viajando sobre uma série de cidades esculpidas nas pedras. São vales coloridos e interessantes formações, as chamadas Chaminés de Fada. Um pouco de geologia se faz necessária para entender o relevo local. Esses cones e outras formações rochosas características do local são resultado da ação de vários vulcões e de rios que através de sua ação corrosiva esculpiram por assim dizer toda essa área.

E os povos que passaram pela região aproveitaram a origem vulcânica das rochas para escavá-las e construir nas encostas, criar refúgios, igrejas e capelas. São mais de 36 cidades subterrâneas!

A Capadócia é uma região formada por vilarejos e pontos turísticos variados. A área é conhecida por suas belezas naturais, que são inúmeras, e uma das grandes características locais é sua origem vulcânica. O relevo de pedras vulcânicas, que é macio, aliado ao efeito da erosão deu origem a formações rochosas muito curiosas e permitiu que muitas construções fossem feitas em cavernas, mais um dos símbolos do lugar. É um lugar para quem gosta de pequenas cidades, simplicidade e natureza.

Essa região é detentora de um conjunto de paisagens impressionantes: tem vales coloridos, casas construídas em cavernas, castelos, cidades subterrâneas, igrejas com pinturas seculares e formações rochosas, conhecidas como chaminés de fada. Elas são formações naturais (com formatos de cogumelo, pontiagudos ou colunas), em que o topo sustenta uma rocha maior do que o seu "corpo". Com um cenário tão surpreendente, não é se espantar que o voo de balão faça tanto sucesso. 

Todo um tesouro artístico e cultural reside ali. Basta pensar na quantidade de igrejas seculares e de suas pinturas consideradas sagradas e nas cidades subterrâneas que protegeram vários cristãos durante a perseguição religiosa ao cristianismo dos primeiros tempos. Mas a origem dessas cidades remonta a período anterior a era cristã. Por ser uma encruzilhada e ponto comercial, o território viveu várias invasões levando seus habitantes a procurarem abrigo no interior da terra. Algumas dessas cidades escavadas no interior do solo chegaram a esconder 20.000 pessoas. Lá havia tudo para se viver abrigado durante meses.

Os verões, melhor época para voar num balão, são secos e quentes e os invernos tem neve. A região varia de semi-árida a árida.

Alguns lugares interessantes para se visitar:

  • .Göreme: vila com restaurantes, bares, hotéis e nos arredores da qual se encontram as Chaminés de Fada.
  • Derinkuyu e Kaymakli: duas das mais famosas cidades subterrâneas. A primeira tem 8 andares abaixo da terra.
  • Ürgup: a maior e mais desenvolvida cidade da Capadócia.

Avanos: centro da cerâmica, que é uma atividade muito marcante por lá.

Uçhisar: castelo de pedra

Nos vôos de balão o viajante pode ter a impressão de estar sobrevoando uma paisagem lunar de tão diferente que é.

Para quem quer ter o gostinho de ficar nas alturas e curtir um vôo de balão sem ir tão longe, a cidade de Itupeva oferece essa facilidade. 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: