"> "/>

Fazenda Monte Serrat Itupeva

Fazenda Monte Serrat Itupeva
Compartilhe:

Impossível começar a contar a história de Itupeva, sem antes falar de MONTE SERRAT.

"A Fazenda Monte Serrat pertencia à família Queiroz Telles, os "Barões de Jundiaí" e, com seus mais ou menos 320 alqueires, esbanjava riqueza.

A sede da fazenda era uma reprodução das propriedades rurais francesas, e vidros coloridos foram importados para decorar as janelas da casa. Tudo ali era muito bem tratado, sendo que, em seus jardins, flores e pássaros exuberantes mostravam a época de glória que a fazenda atravessava.

Da França também veio outro costume: na entrada oficial da casa, uma "concierge" (empregado mais qualificado) anunciava a chegada dos visitantes.

Seus proprietários dispunham de certas comodidades para a época: água encanada, luz, instalações sanitárias e as estendiam para seus colonos também" (José Caleffi)

Monte Serrat naqueles tempos foi, sem dúvida alguma, muito mais que importante que Itupeva. Tanto é que ali ficava o primeiro posto telefônico. Até 1940, além do posto telefônico, aidna havia uma agência dos correios, três grandes armazéns de secos e molhados, que davam atendimentos ao pessoal das fazendas das redondezas.

"Eu me lembro que o Manoel Malafaia era quem cuidava do posto telefônico. Ele que cuidava das linhas. A mulher dele - Dona Mariquinha - também trabalhava no posto telefônico." (Reinaldo Feroldi)

Texto extraído do livro Memórias de Itupeva - Rogério E. Pansonato.

 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: