Vacina contra febre amarela: quando tomar?
Vacina contra febre amarela: quando tomar?
Compartilhe:

Saiba quando tomar a vacina contra febre amarela:

Vacina contra febre amarela: quando tomar?

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 80% da população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença nestas regiões.

O que é a dose fracionada da vacina contra febre amarela?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada valerá por nove anos. A nova regra, já utilizada em países como a Angola, ganhou destaque após análise da Comissão Nacional de Imunização, que apurou a duração da vacina.

Quais doenças que a vacina previne?

A vacina previne contra a febre amarela, uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanos e em outros vertebrados. Ela é considerada aguda e hemorrágica e recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que deixa a região dos olhos, pele e mucosas com aspecto amarelado.

A doença é transmitida por meio de picada de mosquito. E é importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus. As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.

Como funciona a vacina contra a febre amarela?

A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

As principais localidades em que a vacina contra a febre amarela é indicada são as regiões de matas e rios dos seguintes locais: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste; estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia, estado de Minas Gerais e oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo e estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na região Sul.

É importante lembrar que quem for viajar para regiões afetadas pelo surto precisa tomar a vacina 10 dias antes de embarcar para estar imunizado.

Indicações da vacina contra febre amarela

A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos que habitam em regiões de risco e para pessoas que habitam em áreas urbanas e vão viajar para regiões afetadas pelo surto.

Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergências epidemiológicas, vigência de surtos, epidemias ou viagens para áreas de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e risco da vacinação.

Leia também:   

COACHING EXECUTIVO  

COMO ESTÁ SUA AUTOESTIMA?   

COMO O COACHING PODE TE AJUDAR?  

AMOR PRÓPRIO!

Quais os efeitos adversos possíveis?

De forma geral, a vacina produz poucos efeitos colaterais. Mas podem acontecer episódios de dor no local, dor de cabeça e febre, entre cinco a dez dias depois da aplicação.

Onde encontrar a vacina contra febre amarela?

A vacina está disponível nas redes pública - para os grupos de risco - e privada. Alguns convênios médicos a cobrem no sistema particular de saúde. Consulte sua operadora para ver se seu plano oferece essa cobertura.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: