Qual estilo de decoração escolher? Asiática - Francesa - Americana ou Europeia
Qual estilo de decoração escolher? Asiática - Francesa - Americana ou Europeia
Compartilhe:

A forma como um lar é decorado e disposto pode falar muito sobre quem vive ali. Mas além de manifestar personalidade, ela pode até aumentar o preço de um imóvel.

Qual o seu tipo preferido? Decoração Francesa, Decoração Asiática, Decoração Americana ou Decoração Europeia.

A forma como um lar é decorado e disposto pode falar muito sobre quem vive ali. Mas além de manifestar personalidade, ela pode até aumentar o preço de um imóvel.

Para começar, a primeira impressão deve ser a melhor possível. A entrada da casa e o ambiente externo moldam a relação que se terá no interior. Em segundo lugar, as funções dos espaços devem ser facilmente identificáveis, mesmo naqueles que dividem o mesmo cômodo, assim como a paleta de cores deve ser coerente por toda a residência. No caso de uma propriedade à venda, o lugar deve transpirar vida e parecer habitado. Por isso, excessos de branco e de amarelo devem ser evitados.

A escolha de materiais também é muito importante. Os naturais passam a impressão de tranquilidade, mesmo clima alcançado ao espalhar plantas por todos os lados. Mas sem exagero. O ideal é que cada cômodo receba, no máximo, quatro. Por fim, os elementos devem ser equilibrados, evitando aglomerações em cantos e excessos de texturas e padrões.

DECORAÇÕES NO MUNDO

Não é segredo que uma boa decoração possui poderes. Além de alterar diretamente nossos estados de espírito, ela também é capaz de nos transportar para qualquer lugar do mundo.

Europa, África, Ásia, entre outros. Escolha qualquer destino e visite sem sair de casa através de decorações temáticas.

França
A França é um país que exala cultura e requinte. É berço do Rococó, movimento artístico originado pós-Barroco, que mantém o luxo do movimento anterior, mas de forma mais leve e simples, e se tornou o favorito dos aristocratas franceses.

O Rococó reflete também na decoração, caracterizando o país com suas formas sinuosas (ou de concha, que originou o nome do movimento, cuja tradução em francês é Rocaille) e cores leves.
Destacam-se também, na decoração, estilos como o Luís XV, o Provençal, inspirado na região francesa Provença, e o Imperial , com o uso de chaises e recamiers, poltronas, sofás e muitas cristaleiras com composições mais clássicas, requintadas e detalhadas.

Ásia
Minimalismo é a palavra de ordem na decoração asiática. Seja no tamanho dos móveis e até mesmo nas cores do ambiente, a sobriedade reina. É comum haver alguns pontos de cores para deixar o ambiente mais alegre. Elementos decorativos como pinturas, miniaturas de buda, leques, almofadas, vasos, pequenas fontes, bonsais e flores costumam cumprir esta função.
Para compor um ambiente tipicamente oriental, aposte em móveis mais baixos e confortáveis como puffs, tapetes e mesas de centro, além de elementos em bambu e palha.

África
A África é um continente plural, com diversas culturas e características marcantes, o que faz com que seus países sejam apaixonantes. Por isso, é normal querer levar traços destas culturas para nossas casas.

Para levar o estilo africano para a decoração, aposte em materiais como madeira, couro, vime, argila e palha.
Além disso, use e abuse de grafismos tribais e animal prints (zebras, girafas, tigres), principalmente em almofadas e tapetes que podem, inclusive, ser usados nas paredes. Vasos, esculturas de madeira, plantas e demais adornos também são muito bem-vindos para compor o ambiente.

A cultura africana tem muitas cores e estampas, por isso, para não deixar o ambiente com muita informação, busque balancear com móveis de cores mais neutras e tons terrosos.

América
Quem não gostaria de viver dentro das casas de filmes, algumas vezes? Retratando o estilo americano de se viver, os filmes ilustram bem o visual das casas do país, caracterizadas pelos ambiente integrados e muito conforto.

As casas americanas conseguem unir aconchego, beleza e muita funcionalidade, sendo palco para agradáveis momentos em família e entre amigos. Para aproveitar todas as suas vantagens, entenda o estilo e confira como é possível aplicá-lo no seu lar!

O que é o estilo americano?
Mais do que uma estética decorativa, com foco no conforto e versatilidade, o estilo americano de decoração é uma ideologia transmitida para os cômodos das casas nos Estados Unidos. Além dos móveis e revestimentos, essa estética também é formada através da planta do imóvel, que privilegia os espaços abertos e integração entre sala de estar, de jantar e cozinha.
Sempre buscando receber todos os amigos e familiares com muito conforto, a planta típica das casas americanas é pensada para acomodar e permitir interação entre todos os convidados. Enquanto alguns cozinham e outros estão sentados na sala, todos que estão na casa conseguem se comunicar, graças ao conceito aberto.

A estética das casas americanas
A construção do estilo americano começa a partir da estrutura e disposição de planta. Essas são algumas das características encontradas nas casa norte-americanas:

Espaço externo – seja quintal ou varanda, a área externa das casas americanas é bem priorizada, sendo muito usada nos dias quentes para um churrasco e momentos de lazer entre moradores e convidados;


Entrada de luz – as grandes janelas das casas norte-americanas permitem uma maior entrada de iluminação natural nos cômodos;
Cores – apesar de variar de acordo com o gosto dos moradores, os tons mais usados no estilo americano são o branco, tons pastel, tons de bege e de cinza,
Madeira – tanto para revestimentos, como piso e vigas, assim como aparecendo nos móveis, a madeira é material certo em todas as casas americanas, levando uma maior sensação de aconchego aos ambientes.
Também sempre presentes nos lares americanos, as lareiras ganham destaque na sala de estar e recebem decoração especial em datas comemorativas, como o Natal.

A cozinha americana
Sendo um destaque e ponto de encontro entre família e amigos, as cozinhas costumam ser bem amplas e abertas para a sala. Podem contar com uma ilha no centro do cômodo ou um balcão, sempre visando a interação entre quem está cozinhando e os que estão comendo.

O espaço é repleto de armários, visando a funcionalidade da cozinha, assim como grandes eletrodomésticos.

Características da decoração americana
Geralmente mesclando um visual clássico com o rústico, o estilo americano é baseado no conforto e na sensação acolhedora que deseja transmitir aos moradores da casa. Uma das peças essenciais dessa estética é o sofá grande, que acomoda todas as visitas, e super aconchegante. Com ele, uma mesa de jantar espaçosa e móveis em madeira completam o visual da área central do lar.

Utilizar decorações temáticas de diferentes países é uma ótima opção para transformar o ambiente e deixa-lo mais confortável e descontraído. Mas, é interessante, principalmente, compor esses ambientes com peças que trazem boas recordações, como lembranças de viagem.

Gostou deste tipo de decoração?
Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de como deixar sua casa ainda mais incrível!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: