A timidez ou o acanhamento pode ser o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal, interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Confira:
Timidez
A timidez ou o acanhamento pode ser o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal, interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre.
Caracterizada normalmente pela preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. Situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos, são os momentos mais comuns quando a timidez aflora. Aliás, quando em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo.
Existem três tipos de timidez, cada uma delas de um modo diferente:
-Timidez situacional: A inibição se manifesta em ocasiões específicas, e, portanto o prejuízo é localizado, como por um exemplo: a pessoa interage bem com pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em público.
-Timidez crônica: A inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa possui muita dificuldade em fazer amigos e falar com estranhos, tem medo de falar em público etc.
-Timidez "proposital": Neste caso a timidez vira um "Sociopatismo enrustido". Seria um radicalismo na timidez. Um tímido legítimo tem vergonha de si mesmo, já neste caso, a pessoa tem vergonha da sociedade e por isso não se socializa.
7 dicas fáceis e simples de como superar e lidar com a timidez:
1. O mundo não é seu inimigo:
Normalmente, a pessoa tímida tende a pensar que as outras pessoas iram a qualquer momento criticá-los ou rir da sua cara. É claro que pessoas que fazem isso existem, mas eles são minoria no mundo para um bem a sociedade. Essas são as pessoas que normalmente chamamos de idiotas, não se importe com o que eles dizem, pois ninguém deve se preocupar com a opinião de outros. Boa parte das pessoas é bem mais compreensível e não iram se incomodar com os seus erros! Não se preocupe.
2. Não cobre tanto de si mesmo:
Pessoas tímidas no geral se cobram muito, elas acham que precisam fazer tudo sempre certinho e que não podem errar na execução. Não adianta levar as coisas tão sérias assim, errar é humano e se você for humano vai errar também! Obviamente existe uma diferença nítida entre a determinação em si mesmo, como por exemplo: “Eu tenho que fazer aquilo, eu vou fazer aquilo”, e a cobrança com si mesmo, onde a pessoa “precisa” ser perfeita, “eu não posso errar, tenho que fazer corretamente, tenho que ser perfeito” é um exemplo disso. Você não precisa ser perfeito e nem ao menos precisa nunca falhar, falhar é humano!
3. Lide com o fato que você não pode agradar á todos!
Naturalmente há alguns lugares em que se enturmar será mais complicado, existem pessoas que você terá dificuldade em conseguir falar por muito tempo e grupos em que terá complicações em se entrosar. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, por esse motivo, temos uma quantidade limitada de amigos, pois nem sempre conseguimos manter afinidade com todos. Por isso, não a necessidade de se preocupar com o fato de algumas pessoas não irem muito com a sua cara, a vida é assim. Se aproxime de pessoas que gostem das mesmas coisas que você, as conversas irão acontecer mais facilmente, e de um modo mais natural, desse modo a amizade ou algo mais será mais fácil!
4. Não pegue pesado com seus defeitos:
Não se importe com os seus defeitos e evite usá-los como uma desculpa para sua timidez, o fato de você ser gordo ou muito magro, baixinho ou muito alto, se usa óculos ou qualquer coisa da qual tenha vergonha não faz diferença alguma, e não importa. Existe uma imensidão de pessoas que sentem o mesmo que você, porem, essas pessoas estão namorando, talvez até casadas, possuem muitos amigos, trabalho, etc. Não á motivo para preocupação, seu “defeito” não é razão para você se esconder!
5. Não se ofenda tanto
A verdade é que, boa parte dos tímidos se ofende muito facilmente, ele pode acabar levando a sério algo que para outra pessoa é considerado um tipo de brincadeira, ou uma crítica construtiva, na tentativa de te ajudar, quem é tímido pode levar tudo isso como uma ofensa ou critica terrível. Isso se deve muito a problemas com sua própria alto estima, a melhor opção é melhora-la para se sentir melhor consigo mesmo e assim você pode se controlar e evitar se ofender com qualquer coisa ou pessoa ao seu redor.
6. Acredite em você mesmo! Você é capaz:
Quando a autoconfiança é real e existe dentro de si, a timidez se torna impossível de acontecer! A pessoa que é tímida, sempre pensa que não vai ser capaz de aquentar os desafios que virão ao longo de sua vida. O medo está sempre lado a lado com a timidez. Pois, quem possui autoconfiança, sempre se mantém seguro de si, não tem medo do que o futuro tem para oferecer e o que terá que enfrentar. Não fique preso nesse medo que você sente, tente fazer o que quer, da maneira que você quer, se algo de errado acontecer, não se preocupe, não será o fim do mundo, e é muito melhor do que passar a vida inteira sem tentar!
7. Encare seus medos! Supere todos eles:
Sua timidez não irá simplesmente sumir se você somente ler livros de como vencer e superar a timidez ou sites que abordam esse mesmo tema, é necessário por todos os exercícios e as teorias em prática para superar isso. Tente de verdade, fazer e manter contato com as pessoas ao seu redor, seja para começar uma amizade nova, namoro, algo profissional, ou por qualquer outro motivo que você possua!
Essas dicas que separamos irão salvar você! Esperamos ter te ajudado!
Fontes: Wikipédia & Psicólogo SP .com