Já ouviu falar de epigenética?
Sabia que cultivar bons hábitos alimentares, praticar exercícios e manter bons hábitos mentais pode te livrar de doenças como Alzheimer, Parkinson e AVCs? Nem tudo depende dos nossos genes.
Leia a matéria e saiba um pouco mais!!
Hoje em dia se sabe que não somos totalmente “vítimas” de nossos genes. A epigenética separa os genes de nossos hábitos, mostrando que os nossos comportamentos tem mais influência que os nossos genes no aparecimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, AVC, Tumores Cerebrais e Esclerose Múltipla. De acordo com Nicholas, Bacharel em Biotecnologia pala UFGD e doutorando em Genética e Biologia Molecular na UNICAMP, em seu blog da Unicamp:
“A epigenética é uma ciência que busca compreender como alterações na expressão de genes ocorrem sem alterações nas letras do alfabeto do DNA(ATCG).
Para facilitar, suponhamos que a sequência de DNA que possuímos em nossas células, seria como o texto de um manual de instruções que explica como fazer todos os diferentes órgãos e tecidos que formam nosso corpo, a epigenética seria como se alguém utilizasse um pacote de marcadores de texto e usasse diferentes cores para marcar as partes do texto de maneiras diferentes. Por exemplo, eu poderia usar o marcador de cor verde para marcar partes do texto que precisam ser lidas com mais cuidado e com o marcador de cor vermelha para marcar partes que não são tão importantes.”
Então, ao invés de olharmos para nossos pais e nos sentirmos num caminho sem volta em relação ao fator hereditariedade, melhor seria manter a dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Isso pode reduzir o risco de todas as doenças que vem com a idade e outras mais. O mais bacana de tudo é que, embora nossos genes tragam várias informações gravadas, essas podem ou não ser utilizadas.
Essa é uma promessa e tanto! Saber que nosso futuro cabe também a nós é um alento e uma grande responsabilidade. Diz também o blog:
“Algo muito interessante sobre a epigenética, é que essas marcas são flexíveis e podem mudar ou surgir durante nossa vida em resposta a influências externas.”
O controle do stress e da ansiedade também tem peso nisso. Levando em conta que é o estilo de vida que ajudará a ligar ou desligar determinados genes. Pensando nisso, relaxar e aprender a levar a vida de forma mais leve é fundamental.
A meditação por excelência é um excelente meio para controlar o stress do dia a dia e vale a pena somá-la a uma boa dieta e a prática de exercícios.
Em Itupeva há pouco tempo formou-se um grupo que pratica a meditação todas as sextas-feiras das 15 às 16:00.E ainda ajuda o próximo. Claudio, o proprietário do restaurante Riacho Doce onde acontecem os encontros, faz uma campanha de arrecadação de alimentos para doar as pessoas carentes da região. Cada participante é convidado a levar 1 kilo de alimento não perecível.
Então, procure seu jeito de relaxar, adote bons hábitos e faça exercícios. Seu futuro vai agradecer!!