Importância grupos de amizades na terceira idade
Importância grupos de amizades na terceira idade
Compartilhe:

O lazer é um termo que possui vários significados. Ele está associado tanto ao ócio, à despreocupação e ao descanso, como também ao prazer e ao divertimento, o que faz com que ele ocupe um importante papel na vida das pessoas de qualquer idade.

O lazer é um termo que possui vários significados. Ele está associado tanto ao ócio, à despreocupação e ao descanso, como também ao prazer e ao divertimento, o que faz com que ele ocupe um importante papel na vida das pessoas de qualquer idade.

Para os idosos, o lazer é aquele momento onde estes podem alcançar um equilíbrio entre repouso, divertimento, recreação, distração e sociabilidade. E mais importante ainda é a construção de grupos de amizades.

Através do contato interpessoal nos grupos de idosos estes passam a perceber a importância de simplesmente existir sem o compromisso de ter que desempenhar alguma função específica. A rede social permite que os idosos troquem experiências, dividam suas histórias, e porque não dizer, descubram a paixão na terceira idade. Isto mesmo, os idosos também amam!

Outra possibilidade das redes sociais e da amizade é poder normalizar certas situações vividas e sentidas nesta época da vida quando compartilhamos sentimentos e sensações. Por exemplo, quando uma pessoa comenta: “Nesta etapa da vida, eu me sinto incomodando e atrapalhando a vida dos meus familiares…” e a amiga diz que sente exatamente a mesma coisa, ambas descobrem que é um sentimento não delas, mas um sentimento peculiar a esta etapa da vida.

É preciso aprender que a terceira idade é a grande etapa das oportunidades, e que a principal delas é usufruir de tudo aquilo que foi deixado em certos momentos da vida. Voltar a brincar, a rir, a se divertir e a paquerar, aproveitando ao máximo o privilégio de se ter sobrevivido e superado a tantas coisas ao longo da vida.

Saber que somos importantes e que temos valor simplesmente por existirmos nas vidas de nossos filhos e netos, sem a necessidade de desempenharmos funções cuidadoras, com o sentimento de “tarefa já cumprida”, porém, com uma nova obrigação, a obrigação de curtir o direito de ter chegado até aqui.

Além de aproveitar o tempo livre divertindo-se, os idosos obtém uma maior sociabilidade quando se permitem ter e fazer novos amigos. Um grupo é um espaço de desenvolvimento pessoal e de diversão.

Os idosos que participam de grupos estão em busca de desenvolvimento social, combatendo visões preconceituosas que a sociedade mantém a respeito de suas vidas, tais como inutilidade e improdutividade, sugerindo que devam ficar em casa “assistindo televisão”.

As pessoas da terceira idade hoje estão se negando a desempenhar o antigo papel de somente cuidar de netos, arrumar a cama para as noras ou tricotar para os sobrinhos; permitindo – se dançar, atuar em grupos de teatro, cantar e, principalmente agora, as famosas viagens da terceira idade. Trocaram o “esperar morrer” por “começar a viver”.

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: