Os cabelos cacheados têm mais volume e ficam bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente tem cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.
Apresentamos 4 dicas para o melhor cuidado com os seus cabelos cacheados:
Cuidados com os cachos: 4 dicas importantíssimas
Os cabelos cacheados têm mais volume e ficam bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente tem cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.
Outra vantagem é não precisar penteá-los todos os dias. Inclusive, fazer isso pode aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.
Apresentamos 4 dicas para o melhor cuidado com os seus cabelos
1. Escolha um shampoo adequado para cabelo cacheado
A hidratação natural presente no couro cabeludo — produzida pela glândula sebácea — produz o manto hidrolípidico. A função dele é manter a hidratação dos fios, porém, esse manto não consegue proteger toda a extensão dos fios cacheados por conta do formato em espiral. Assim, a tendência é que fios cacheados tenham pontas mais ressecadas.
Por isso, a chave do sucesso é adotar produtos formulados especificamente para cabelos cacheados, sobretudo shampoos sem sal. O ideal é investir em itens que limpam, eliminam impurezas e, ao mesmo tempo, mantenham a oleosidade do fio.
2. Mantenha o cabelo sempre hidratado
Todos os tipos de cabelo se beneficiam com hidratação, porém, para as cacheadas, esse hábito é indispensável — independentemente do cabelo ter química ou não. Digamos que a hidratação é sagrada para quem tem cachos, sem exagero.
Se todos os tipos de fios perdem nutrientes no dia a dia devido a inúmeros fatores como sol, poluição, ar-condicionado, secadores e chapinhas, entre outros, o cabelo cacheado, que já possui certo ressecamento natural, sofre ainda mais.
Leia também:
TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!
SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?
3. Tenha cuidado ao lavar o cabelo
Os cuidados com o cabelo cacheado começam no banho. Você já comprou alguma vez um shampoo muito bom para seu cabelo e ficou chateada porque ele não fez o efeito que você esperava? Pode ser que você não tenha apostado no ritual certo para higienizar os fios.
Os cachos naturais são mais sensíveis que cabelos lisos e precisam de cuidados redobrados para ficarem saudáveis.
Depois de lavar seu cabelo, remova o excesso de água com uma camiseta macia de algodão ao invés de uma toalha. Assim você previne o frizz e evita que o cabelo fique bagunçado. Ao contrário da camiseta, as toalhas absorvem água demais. A maciez da peça ajudará a suavizar seus cachos e irá evitar que eles embaracem.
4. Cuide do cabelo depois de seco
Os cabelos cacheados não devem ser lavados todos os dias. Então como arrumar e reavivar os fios quando eles estão secos?
Nunca penteie os cachos secos. Além de deixá-los mais fragilizados e quebradiços, você vai acabar com um cabelo todo armado, sem cachos e com aspecto mais ressecado. Em vez disso, uma boa forma de resolver essa situação é umidificando os cachos.
Outra opção é umidificar os cabelos com água mesmo — ou água termal, por exemplo — e finalizar os fios úmidos com um pouco de hidratante com ativador de cachos. Esses produtos revitalizam os cachos sem deixá-los pesados e oleosos.
Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixa os fios opacos e sem movimento