Acupuntura é uma terapia alternativa milenar criada na China que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.
Conheça os seus benefícios:
Conheça os benefícios da Acupuntura
Acupuntura é uma terapia alternativa milenar criada na China que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.
É uma técnica utilizada como prevenção de inúmeras doenças, e apesar de provocar medo em alguns pacientes devido a utilização de agulhas, é um método seguro e com eficácia comprovada.
A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.
A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:
* Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
* Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
* Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
* Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
* Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
* Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
* Distúrbios de sono como insônia.
Confira outros 5 benefícios da acupuntura:
Trata dores de cabeça
Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.
Minimiza sintomas de depressão e ansiedade
A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).
Previne e ameniza sintomas de alergias
A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema. Uma pesquisa alemã publicada no periódico Annals of Internal Medicine relatou que, após serem tratados com a técnica chinesa, os participantes constaram um alívio nos sintomas da alergia.
Alivia dores crônicas nas costas
A acupuntura pode oferecer alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, como a lombalgia. Mas um estudo do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo defende que a técnica precisa estar aliada ao tratamento convencional para apresentar melhor resultados.
Alivia sintomas TPM
Boa notícia para as mulheres: a acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual.
Neste caso, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios. O tratamento leva de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, Daiane sugere a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação.
Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica precisará ser aliada a um tratamento convencional.