Aposto com você que você não sabe o que é reiki, mas agora você irá descobrir.
Reiki – Terapia alternativa
Aposto com você que você não sabe o que é reiki, mas agora você irá descobrir.
Reiki, que significa “Energia Universal”, é uma terapia complementar de origem japonesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, que consiste na imposição das mãos e da utilização e canalização da energia universal. É uma terapia que trabalha a vários níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Tem como principais benefícios o alívio da dor, diminuição dos níveis de ansiedade e stress, tratamento de estados depressivos, reforço do sistema imunitário, entre outros. Pode ser praticado por terapeutas ou Mestres especializados ou então pela própria pessoa (auto-Reiki), após fazer formação para tal.
O reiki tem sido utilizado como complemento em tratamentos médicos e pesquisas recentes confirmam que a terapia pode trazer bons resultados, aliados ao tratamento médico. A técnica do reiki consiste em tratar pontos de energia vital – os chacras.
Reiki é uma forma de terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural; podendo eliminar doenças e promover saúde.
Apesar de determinados relatos, não é reconhecida pela medicina pela ausência de evidências científicas de sua eficácia. Mas é reconhecido como terapia alternativa complementar pela OMS. Há diversos estudos sendo realizados sobre a real eficácia desta prática, vários podem ser encontrados no site Pubmed, mas por falhas de metodologia não são considerados como comprovação científica dos resultados do Reiki.
A sua prática constitui-se numa antiga arte budista de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.