Você sabe o que é Massoterapia? Não? Confira.
Massoterapia:
Você sabe o que é Massoterapia? Não? Confira.
O que é?
A massoterapia consiste em uma série de técnicas milenares de massagem que ajudam a aliviar a dor muscular, combater o estresse, estimular a circulação sanguínea e prevenir diversas doenças.
O objetivo da massoterapia, mais do que qualquer coisa, é proporcionar sensação de bem-estar por meio do massageamento de tecidos moles do corpo e por alguns movimentos específicos nas articulações.
As chamadas “manobras terapêuticas” mais comuns deste tipo de terapia com massagens são:
Amassamento;
Deslizamento;
Fricção;
Pinçamento;
Vibração.
Origem:
Apesar da massoterapia ser – possivelmente – originária da China, ela foi utilizada e desenvolvida por diferentes civilizações ao longo da história, que foram aprimorando e alterando suas técnicas até dar origem às diferentes vertentes de massagem de conhecemos hoje.
Além dos chineses, os egípcios também usavam a massoterapia desde as épocas mais remotas. Lá, os sacerdotes recebiam uma massagem com óleos aromáticos após o banho com o intuito de promover o relaxamento profundo.
Já na Grécia e Roma Antiga, a massagem não era apenas utilizada como forma de relaxamento, mas também para curar e prevenir doenças, como era feito anteriormente pelos orientais.
No entanto, durante a Idade Média, a massoterapia sofreu um duro golpe. A técnica foi banida da Europa por influência da Igreja Católica, que considerava o toque da massagem pecaminoso.
A situação só melhorou a partir do século XVI, quando o francês Ambroise Paré publicou uma obra sobre a aplicação da massagem em pacientes cirúrgicos. Por conta disso, Paré é considerado o pai da massoterapia moderna.
Por volta do século XIX, Per Henrik Ling lançou uma metodologia de massagem sueca baseada em conhecimentos da antiguidade, fisiologia humana e na observação de atletas de ginástica.
Já em 1813, a Suécia dá um grande passo para o desenvolvimento da massoterapia, incorporando a área como disciplina de uma escola. A partir disso, esse modelo foi incorporado por muitos outros países e difundido em toda a Europa.
No entanto, após a Revolução Industrial, o conceito de massoterapia como auxílio terapêutico encontrou forte resistência em virtude do desenvolvimento tecnológico e científico. Com isso, a massagem seguiu sendo apenas uma prática de relaxamento na civilização ocidental até o século XX.
Entretanto, no Oriente a massoterapia seguiu como um meio de prevenção e recuperação de distúrbios, se desenvolvendo e chegando às técnicas que conhecemos atualmente.
Benefícios:
Além de promover o bem-estar e relaxar regiões tensas do corpo, a massoterapia pode ser usada como tratamento complementar para uma série de problemas de saúde, desde que sempre aliada aos métodos terapêuticos tradicionais.
Os benefícios da massoterapia são os seguintes:
- Ajuda a combater a sensação de estresse;
- Alivia tensões e reduz a ansiedade;
- Alivia dores musculares;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Melhora a pressão arterial;
- Contribui para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
- Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono;
- Fortalece o sistema imunológico.
A própria massagem pode trazer benefícios específicos para a região em que está sendo aplicada. Por exemplo, a massagem na cabeça ajuda a aliviar dores de cabeça. Nos pés, contribui para reduzir a dor após caminhar longas distâncias. No rosto, estimula a circulação de sangue e até previne o envelhecimento precoce.
No geral, é uma excelente opção para pacientes com dores crônicas, principalmente as que acometem as articulações, como artrite, fibromialgia, entre outras.