Você sabe o que é reflexologia?
Você sabe o que é reflexologia?
Compartilhe:

Você sabe o que é reflexologia? Não? Confira.

Reflexologia:

Você sabe o que é reflexologia? Não? Confira.

O que é?

Reflexologia é uma prática de medicina alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito noutra parte do corpo. A pressão é aplicada com o polegar, dedos e mãos segundo técnicas específicas e sem a utilização de óleos ou loções.

História:

a utilização do termo "reflexo" possui vários significados e diferentes usos na história da medicina, além da clássica e conhecida reflexologia pavloviana ou de origem russa. Identifica-se nas concepções de René Descartes (1596-1650) da fisiologia dos movimentos musculares, uma das mais antigas utilizações deste termo. É comum, também, especialmente nos textos de medicina alternativa, a atribuição ao médico americano William Fitzgerald (1872–1942), que teria iniciado a reflexologia a partir de suas observações no Hospital St. Francis de Connecticut (Estados Unidos), onde ocupou o cargo de chefe do departamento de otorrinolaringologia. O doutor Fitzgerald, juntamente com Edwin F. Bowers, são autores do livro "Zone therapy; or, Relieving pain at home", que, como o nome indica, destacava o efeito analgésico de estimulações em determinadas áreas (zonas) do corpo.

Outra atribuição de origem vem do integrante do Hospital Laennec de Paris da década de 50, Louis Van Steen, que praticava a técnica de estimulação direta da coluna vertebral, tanto influenciado pelas concepções de dermátomos como pela medicina chinesa divulgada na França por G. Soulié de Morant (1878-1955). Este autor nos aponta, como origem, o "Traité de reflexothérapie" de Albert Leprince (1924) e as contribuições do doutor Albert Abrams (1863–1924), autor do livro "Spondylotherapy, physio and pharmaco-therapy and diagnostic methods based on a study of clinical physiology" pelo que consta, inspirado nas técnicas da osteopatia e quiropraxia.

Como funciona?

Através da reflexologia são estimuladas terminações nervosas do pé que é traduzido em termos de energia elétrica que se propaga através de um sistema reflexo autónomo que funciona em sintonia com o sistema nervoso autónomo. O nosso cérebro está constantemente a enviar e a receber sinais do nosso corpo ao longo do sistema nervoso, num corpo saudável existe uma excelente comunicações entre o nosso corpo e o cérebro, porém, por vezes existe um bloqueio dessas comunicações traduzindo-se em diversos problemas de saúde e é aí que entra a reflexologia. Os estímulos produzidos pressionando um determinado ponto do pé vai estimular o sistema reflexo autónomo a desbloquear esses canais bloqueados para que se mantenham abertos a enviar e receber sinais do cérebro.

Ao ser aplicado pressão em algumas das mais de 70 mil terminações nervosas dos pés, estará a enviar mensagens ao cérebro e a outras áreas do corpo através do sistema nervoso autónomo, podendo ainda melhorar o sistema circulatório e linfático e desta forma está a conseguir uma saúde melhor uma vez que está a melhorar o aproveitamento de nutrientes e oxigénio por parte do seu corpo, isto porque o seu transporte é feito de uma forma mais eficaz. Desta forma, também as toxinas são excretadas mais facilmente.

Ainda através desta pressão feita nos pés, esta técnica estimula a libertação de energia do corpo com a finalidade de melhorar o bem-estar da pessoa.

O mapa dos pés:

Segundo a reflexologia, o corpo reflete-se na palma dos pés, ou seja, se olhar para a palma de dois pés juntos de calcanhares para baixo, verá que a forma dos pés é semelhante ao nosso corpo e os órgãos e as partes do corpo localizam-se nos pés na mesma posição em que estão dispostas pelo nosso corpo. Desta forma, os pontos nos pés que correspondem ao nosso corpo são:

  • Dedos dos pés – cabeça, pescoço, cérebro, olhos, ouvidos, nariz, boca, etc.;
  • Área carnuda mole nas plantas dos pés – pulmões, tórax e ombros;
  • Planta do pé ao meio do arco – diafragma até cintura;
  • Metade do arco ao início do calcanhar – cintura e área pélvica;
  • Calcanhares – nervo ciático;
  • Curva interior do pé – curvas da coluna;
  • Parte exterior dos pés – braços, ombros, anca, pernas, joelhos e parte de baixo das costas;
  • Tornozelos – órgãos reprodutores.

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: