Conheça Técnicas para Lidar com Pessoas Chatas ou Difíceis
Compartilhe:

Todos nós tivemos uma experiência que nos incomodou ou frustrou muito. E anexado a esta experiência negativa estão os sentimentos, talvez algumas imagens geradas internamente e alguns sons conectados ao que aconteceu.

CONHEÇA TÉCNICA DE PNL PARA LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS OU CHATAS

A Posições de Percepção é uma excelente técnica de PNL que é útil para lidar com pessoas que nos fizeram mal em algum momento da nossa vida.

Passo-a-passo das posições de percepção 
 
A Posições de Percepção é uma excelente técnica de PNL e pode ser muito útil na mudança dos filtros perceptuais de uma pessoa em uma experiência. Este processo único nos permite experimentar três perspectivas sensoriais separadas de um evento, a partir de posições diferentes, que são: A própria perspectiva, a do outro e a de um observador objetivo. 

As Posições de Percepção podem ser usadas para ajudar um indivíduo a se afastar de sua visão limitada e para se distanciar de sua interpretação emocional de qualquer situação. Você pode usar essa técnica para ter empatia com outras pessoas e com seus clientes, pois isso ajudará você a obter informações valiosas sobre a experiência do outro indivíduo no mundo.
 
Todos nós tivemos uma experiência que nos incomodou ou frustrou muito. E anexado a esta experiência negativa estão os sentimentos, talvez algumas imagens geradas internamente e alguns sons conectados ao que aconteceu. O mesmo processo também ocorre para experiências extremamente positivas. Os sentimentos, as imagens internas e sons de eventos especiais podem manter a pessoa em um estado, mesmo muito tempo depois do acontecido. Quando você está totalmente em uma experiência como essa, é chamada de 'primeira posição', ou então, associado. 

Você já se viu andando, falando e usando postura corporal e gestos semelhantes aos de outra pessoa? Quase como se você se tornasse exatamente como essa pessoa? Você já aprendeu uma nova habilidade, agindo como se fosse uma pessoa que você conhece e incorpora a habilidade que você está praticando? 
 
Em sua mente, você se tornou essa outra pessoa. As crianças pequenas aprendem da mesma maneira: Imitando as pessoas ao seu redor. Os atores também se colocam no lugar de outro indivíduo quando desempenham um papel. Quando você assume a perspectiva de outra pessoa como descrito, ela é chamada de 'segunda posição'. 

Você já recuou mentalmente de uma interação e teve a sensação de que pode ver e ouvir a si mesmo e àqueles com quem está interagindo? Quase como se você estivesse assistindo a eventos se desenrolando em uma tela de cinema e você fosse um personagem na tela? Quando você recua e consegue se observar como uma pessoa fora de você, isso é chamado de "terceira posição". 

Esta é uma técnica muito poderosa para melhorar a qualidade de nossos relacionamentos, em casa, no trabalho ou entre amigos.
Ela nos permite entender o ponto de vista de outra pessoa a partir da "perspectiva" dela, e assim podemos adaptar a nossa comunicação.

Você pode usar a Técnica de Posições Perceptuais para:
Desenvolver uma melhor compreensão dos outros. 

Pensar de forma mais criativa e flexível. 

Dar a si mesmo a oportunidade de retroceder e considerar as questões objetivamente. 

Compreender melhor o impacto de seu comportamento verbal e não verbal nos outros em você. 

Analisar uma interação que você teve com outra pessoa ou preparar-se para uma conversa importante.

EXERCÍCIO DE POSIÇÕES DE PERCEPÇÃO: 

Tire algum tempo para fazer o exercício a seguir. Considere uma situação envolvendo alguém que lhe tenha causado frustração ou problema em sua vida.

Etapa 1. Primeira Posição: 

Em primeiro lugar, considere esta situação a partir da sua própria perspectiva. Imagine que você está passando pela situação com seus próprios olhos, como se estivesse olhando para essa outra pessoa. O que você vê? O que você ouve? Esta é sua própria voz, sua própria auto-fala? O que essa outra pessoa está dizendo para você? Como você está se comportando e reagindo? Como você está se sentindo? 

Isso lhe dará informações sobre a situação a partir de sua própria perspectiva. Depois de reunir todos os insights da posição 1, saia dessa posição.

Etapa 2. Segunda Posição: 

Você se torna essa outra pessoa. Entre no calçado desta outra pessoa e experimente a situação completamente a partir de sua perspectiva. O que ela sente? Descreva essa situação como se você fosse a outra pessoa. Tendo reunido todas as informações da perspectiva da outra pessoa, agora saia dessa posição.

Etapa 3. Terceira Posição: 

É aqui que você coleta informações da situação da posição de um observador. Imagine que você é um terceiro neutro que está olhando para a situação. Reúna informações e descreva como a situação sob a perspectiva do observador neutro. O que parece quando você considera as coisas desta perspectiva?

Passo 4 . Agora, considere o que você aprendeu na segunda e terceira posição e leve esses novos aprendizados de volta à Posição 1 e à Posição 2. Como sua perspectiva mudou à luz de suas novas aprendizagens?

Essa é uma ótima (e muito simples) técnica para ajudar você ou seus clientes a se tornarem mais conscientes de perspectivas diferentes das suas. Experimente em alguém (ou experimente você mesmo) e veja!

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: