Você pensa que nunca está no tempo presente? Ou você está no passado ou você está no futuro e percebe que perde momentos valiosos. Confira agora o poder do agora.
O Poder do Agora:
Você pensa que nunca está no tempo presente? Ou você está no passado ou você está no futuro e percebe que perde momentos valiosos. Confira agora o poder do agora.
Os seres humanos têm uma forma bastante peculiar de ver a vida. A maioria de nós imagina a vida como uma linha reta, que vai do nascimento até a morte. O momento atual é apenas um ponto que vai se deslocando, cada vez mais longe do nascimento, cada vez mais próximo da morte.
No livro O Poder do Agora, o autor Eckhart Tolle argumenta que essa é uma maneira extremamente equivocada de ver a vida. E que esse é um dos grandes motivos para o sofrimento.
A ideia defendida por Tolle – que encontra ressonância em muitas filosofias orientais antigas, como o budismo – é que a vida é somente o ponto. Não existe a linha reta.
Eckhart Tolle defende que absolutamente nada existe fora do momento presente. Nem nós mesmos existimos. O passado é apenas uma série de lembranças e o futuro apenas uma série de expectativas.
A prática:
Praticar o agora não é algo simples, porque estamos condicionados durante toda nossa existência para encarar a vida como a linha reta que vai do nascimento à morte. Todo o sistema econômico e cultural no qual estamos inseridos enxerga a vida dessa maneira.
No livro, o autor sugere a prática da meditação como uma maneira de treinar sua mente para estar presente na maior parte do tempo.
Outra prática seria você rever toda sua estratégia de vida. Se você deseja experimentar alguma coisa em sua vida, ela deve existir de alguma forma no momento presente.
Em um exemplo clássico, se você quer ter riqueza e liberdade, economizar centavos e trabalhar 18 horas por dia não formam uma boa estratégia. Pois embora seja um caminho para conseguir riqueza e liberdade no futuro, você não sabe se estará lá no futuro. Se tudo o que você tem é o momento presente, não deve sacrificar riqueza e liberdade para conquistar riqueza e liberdade.
Qual o sentido de trabalhar para criar um futuro de riqueza e liberdade se a sua realidade presente é justamente o oposto disso?
Apegar-se a ideias de um futuro ideal, acreditando que um dia tudo estará bem, é um caminho certeiro para diminuir o seu prazer de aproveitar o momento presente.
Quando você busca o passado está vivendo emoções sobre as quais você não tem controle e que podem gerar incômodos e doenças como a depressão, quando vive demais no futuro está se conectando com ilusões que não são realidade e que podem gerar ansiedade desnecessária, o único momento sobre o qual você tem total controle é o presente, o agora.
É apenas no momento presente que você deve se concentrar e focar a sua vida, mas isso acaba sendo difícil com uma vida tão agitada e sob o controle de uma mente dominadora, cheia de caos onde os problemas reinam soberanos.
Para você viver a sua realidade precisa tomar alguns cuidados importantes:
1. O “Eu” que você apresenta para o mundo é diferente do seu “Eu” interior que é o seu “Eu” verdadeiro, para buscá-lo você deve silenciar a mente e viver o agora. Para isso, busque práticas simples como de tempos em tempos observar a sua respiração, o movimento de entrada e saída de ar dos pulmões, de forma leve e pausada.
2. Muitas vezes nos perdemos de nós mesmos e acabamos sucumbindo a um mundo cheio de ilusões. Ao perceber que uma situação fugiu ao controle ou que você está fora de si, experimente observar suas emoções como um terceiro espectador despretensioso para isolar sentimentos que não são reais e aos poucos voltar a si, voltar para o agora.
3. É impossível progredir na vida achando que a sua existência está sob o controle de outras pessoas, você sempre teve o controle de tudo mesmo quando decidiu não ter o controle. Ou você muda ou aceita a situação que lhe causa incômodo.
4. As vezes criamos objetivos grandiosos demais e muito distantes da nossa realidade que acabam nos levando a paz. Busque algo desafiante, mas atingível, movimentos constantes em direção a um alvo maior são mais importantes do que ações isoladas que possam ser consideradas grandiosas.
5. A meditação é uma arma que poucos sabem usar, descubra a sua força dedicando parte do seu dia a sua prática em um horário onde você possa parar suas ações externas e simplesmente focar no agora, respirando pausadamente e libertando a mente de tantos pensamentos e problemas.
Conclusão:
O livro nos fala que temos que nos concentrar no agora, pois ele é o único que existe, mas por favor, não entenda isso como apenas “carpe diem”.