Parque Jardim Botânico
Parque Jardim Botânico
Compartilhe:

Inaugurado em 2005, o Jardim Botânico de Jundiaí é um espaço ecológico voltado para a população. Com 119.000 metros quadrados, ele tem um importante papel nas atividades educacionais, de cultura e de pesquisa

Inaugurado em 2005, o Jardim Botânico de Jundiaí é um espaço ecológico voltado para a população. Com 119.000 metros quadrados, ele tem um importante papel nas atividades educacionais, de cultura e de pesquisa, além de ser um agradável local de entretenimento, onde o visitante pode contemplar as belezas naturais, conhecendo importantes espécies da flora brasileira. Palmeiras imperiais e outras centenas de folhagens já compõem o visual do Jardim Botânico. Além disso, o visitante conta com bebedouros, bancos de madeira, cascata, espaço para estacionamento de veículos, espelho d’água, jardim japonês, trilhas. Com a conclusão total do projeto, o Jardim Botânico será um dos quatro mais importantes centro de estudos do País.

A iniciativa da Prefeitura em investir nesta ampla área verde vai permitir intensificar as ações de conservação, pesquisa científica e de incentivo e difusão do conhecimento da flora, principalmente regional, com espécies da Mata Atlântica que compõem a Serra do Japi. A proposta é de promover a conservação, em cultivo, por meio do estabelecimento, manutenção e desenvolvimento de uma coleção viva bem documentada de espécies vegetais regionais e não regionais (nativas brasileiras e exóticas) adaptadas às condições climáticas locais, desenvolver pesquisa científica com as espécies, oferecendo para isso laboratórios temáticos, herbário, biblioteca, bem como alojamentos para cientistas e estudantes e, ainda, difundir o conhecimento botânico e ecológico em geral, por meio de atividades educacionais, cursos e palestras.

O projeto do Jardim Botânico Jundiaí foi fundamentado em bibliografias especializadas na área, representando as características do local, com ênfase à importância do município na manutenção da biodiversidade remanescente no Estado de São Paulo. O projeto foi elaborado com base na legislação vigente de implantação e funcionamento de um jardim botânico. Dados da florística foram levantados por meio de um censo na área, o que permitirá aproveita-las na implantação desta importante unidade de conservação.

O espaço foi planejado considerando, não somente os aspectos científicos, educacionais e paisagísticos pois, se tratando de uma área nobre da cidade de Jundiaí, foi levada em conta a imprescindível contribuição da população municipal na recuperação deste cenário, que foi historicamente degradado.

Fotos: Fábio Barros

HORÁRIO
As visitas ao Jardim podem ser realizadas diariamente, das 8 às 18 horas.

ENDEREÇO
Av. Vereador Geraldo Dias com Marginal Direita do Rio Jundiaí.
Fone (11) 4589 8534.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: