O Programa Desperta Cidadão, projeto desenvolvido pela Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal de Itupeva, mantém oficinas de interpretação teatral para pessoas a partir de oito anos. As inscrições deste ano já se encerraram e aproximadamente 100 alunos se inscreveram para aulas de teatro, capoeira, dança do ventre e circo-escola.
Criado em 2006 pela Prefeitura de Itupeva, o programa busca despertar nos jovens a base para que eles sejam agentes da própria mudança e seguirem seus caminhos. As aulas já começaram e os alunos estão motivados com os novos rumos.
Os ensaios ocorrem de segunda a quinta-feira. As aulas são ministradas pelos atores e diretores, Priscila Modanesi e Márcio Xavier. Eles apresentam aulas teóricas e exercícios práticos sobre encenação, capacitando os alunos ao final de cada módulo, a participar da apresentação de um espetáculo teatral.
O projeto mantém, ainda, uma Companhia Municipal de Teatro, composta por cerca de 30 alunos que se apresentam durante vários eventos no município e em apresentações representando Itupeva.
Segundo Priscila, depois de ter participado do projeto, os ex-alunos Taline Jovanelli e Bianca Kelly estão cursando faculdade de Artes Cênicas. Outro aluno, Alexandre Carvalho, que ganhou o premio ator revelação 2008 na cidade de Salto, hoje estuda e trabalha como ator no Rio de Janeiro. “Tudo está sendo transformado em espetáculo para o público de Itupeva”, relata a diretora. Existem também o caso de uma senhora de 85 anos, D. Wanda, que frequenta o projeto há aproximadamente dois anos. Segundo Márcio, “a arte está a serviço da Saúde, Educação e Cultura e desperta nos jovens o potencial, o melhor que tem dentro da deles”.
Desde sua criação, o prefeito Ocimar Polli tem apoiado as iniciativas do projeto. “Esta é uma oportunidade de valorizar nossos jovens que atuam em teatro, pois poderão ter a chance de mostrar seu trabalho”, afirmou.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 9660-2690 e (11) 9557-2209.