Mais uma medalha no peito e orgulho para toda a cidade. A torcida dos familiares e de toda Itupeva valeu a pena. O atleta Matheus Contiero, de 15 anos, conquistou a terceira colocação no XX Campeonato Panamericano de Karatê Do, disputado em El Salvador na semana que passou.
Participaram cerca de 800 atletas de 20 países. Segundo o sensei Paulinho, Matheus é o único representante de sua categoria a conquistar uma medalha para o Brasil. Faixa preta e integrante da seleção brasileira, o carateca itupevense disputou o campeonato na categoria infanto (até 52 kg) com outros 18 atletas de diversos países. Matheus ganhou a primeira disputa contra um atleta da Nicarágua, mas acabou perdendo a segunda luta, contra um mexicano.
A concentração e o esforço de Matheus superaram o obstáculo e levaram o atleta de Itupeva a vencer a terceira e quarta lutas, contra um canadense e um colombiano. Em sua categoria, o primeiro lugar ficou para El Salvador, o segundo para o México e, na terceira colocação, outro representante do México e o brasileiro Matheus. Somando-se todas as medalhas, o Brasil terminou o torneio em quarto lugar (7 de outro, 6 de prata e 7 de bronze), atrás da Venezuela (10 ouro, 12 prata, 22 bronze), EUA (8 ouro, 4 prata e 10 bronze) e México (7 ouro, 11 prata e 22 bronze).
Na tarde de ontem, o atleta visitou o prefeito Ocimar Polli para agradecer o apoio que vem recebendo da Prefeitura de Itupeva. Incentivador do esporte, Ocimar parabenizou mais essa conquista do atleta e disse que ele é exemplo para outros atletas da cidade.
O medalhista compareceu ao gabinete do prefeito acompanhado pelo seu instrutor, sensei Paulinho, e pelo irmão João, que também pratica o Karatê. Matheus é integrante da Associação Subaru de Karatê e deverá participar do campeonato mundial, a ser disputado em novembro, no Marrocos.