Pinacoteca Jundiaí - SP
Pinacoteca Jundiaí - SP
Compartilhe:

O “Grupo Velho” assim era denominado pelos jundiaienses referindo-se ao Grupo Escolar Cel. Siqueira de Moraes. Esse portentoso edifício escolar foi construído na segunda metade do século passado, e foi inaugurado em 12 de abril de 1896, com grandes

O “Grupo Velho”.

O “Grupo Velho” assim era denominado pelos jundiaienses referindo-se ao Grupo Escolar Cel. Siqueira de Moraes. Esse portentoso edifício escolar foi construído na segunda metade do século passado, e foi inaugurado em 12 de abril de 1896, com grandes festividades, tendo a cidade nesse dia recebido ilustres convidados do alto mundo social e político da época. Representou o governo do Estado na época, o vice presidente Dr.Cerqueira César. Houve naquele local um banquete de 80 talheres oferecido ao governo do Dr. Bernardino de Campos pela Câmara Municipal de Jundiaí. Além das personalidades presentes, vários representantes da imprensa da Capital, aqui estiveram para relatarem a importante efeméride ligada a educação no estado. Segundo a evolução urbana de Jundiaí, foi o maior prédio construído na cidade, destinado a uma escola pública. Originário do período chamados “Art-Noveaux”, seu estilo arquitetônico denominado”Chalet”, veio enriquecer a arquitetura urbana local. Esse prédio, depois de desativado esteve em completo abandono e ameaçado de sua total destruição. Graças a ação do Prefeito Prof. Pedro Favaro, foi o mesmo recuperado pelo município, voltando a ser ocupado em 1º de Agosto de 1979, pela Biblioteca Municipal e parte do Museu Histórico e Cultural. Jundiaí deu inequívoca prova de preservação e um belo exemplo de civismo, para os nossos pósteros.

Foto: Adilson Reane

Fonte:Sebo do Zé Jundiaí - SP

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: