A Prainha Branca é uma riqueza natural, escondida no litoral Paulista, e fica localizada a cerca de 2h da cidade de Jundiaí, e 1h de São Paulo.
Localizada entre Bertioga e Guarujá, quase intocada, tem sua natureza preservada até os dias atuais.
Maneiras de chegar lá saindo de São Paulo:
Saindo de SP de ônibus - Partida do terminal Jabaquara
Saindo de SP de carro - Distância 116,59 km - tempo de viagem é de 1h30 à 2h.
Há também maneiras de chegar de trem e ônibus.
Como chegar na Prainha Branca no Guarujá - Bertioga:
Ao chegar em Bertioga, você deverá se dirigir até a balsa que faz ligação com Guarujá, caso esteja a pé, pode pegar a balsa gratuitamente, ela fica uns 15 minutos do ponto final do ônibus. O percurso da balsa dura uns 15 minutos e saindo você irá ver uma escada a esquerda que é o inicio da trilha da Prainha Branca.
A trilha da Prainha Branca:
A trilha é bem marcada, não tem como se perder, é só ficar no caminho principal que é bem aberta e batida, com o chão repleto de pedras e com muitos corrimões durante todo o percurso. O tempo que você gastará na trilha varia muito de 15 á 45 minutos o que depende muito do seu ritmo de caminhada. Ela começa em uma subida de cimento e possui corrimões em alguns trechos, você sobe durante uns 25 minutos até o topo da trilha, o que irá lhe proporcional um belo visual da prainha. Depois disso é só descida que passa também por uma comunidade da Prainha até onde chega a praia.
Atrativos na Prainha Branca:
A prainha é bem conhecida pelos amantes da natureza e para praticantes de surf e praticar também o slackline no bar Laricas.
Onde ficar?
A prainha possui diversas pousadinhas, que inclusive possuem piscina, suítes, quartos compartilhados, e há também opções de campings para aventureiros, o valor das diárias variam muito e partem de R$ 15 nos campings.
Onde comer?
A prainha conta também com uma ótima infraestrutura, porém tudo bem simples, que mantém o charme do local, locais como restaurantes, pizzarias, padarias e barzinhos são os prediletos por turistas.
Alguns cuidados essenciais:
Em todos os lugares que vemos devemos nos previnir de certas coisas, e com a prainha não é diferente, por isso:
- Leve seu repelente;
- Use protetor solar;
- Sempre tome cuidado com cobras e animais que estão na mata;
- O mar da Prainha costuma ser bastante perigoso, fique sempre atento, não se arrisque;
- Se possível faça a trilha sempre durante o dia.
Boa diversão.