Deixe sua casa mais moderna com o cimento queimado
Deixe sua casa mais moderna com o cimento queimado
Compartilhe:

Saiba mais sobre este revestimento, aprenda a utilizar esta técnica que vem se popularizando e garanta um visual moderno e charmoso para o seu lar

Tendência que vem despontando na decoração dos lares brasileiros, o cimento queimado é a opção ideal para aqueles que gostam de uma decoração com ares industrial.

Técnica utilizada como revestimento, teve seu uso difundido para várias áreas da casa. Antes utilizado somente em áreas externas, compondo o chão, é visto frequentemente em paredes, cubas de banheiro e bancadas de cozinha.

De acordo com a arquiteta Cláudia Queimado, da CD Arquitetura, o cimento queimado se tornou em uma das opções de acabamentos mais utilizadas no país. “Ele pode ser usado em diferentes ambientes, além de servir para a construção de bancadas, nichos, prateleiras, pias e outros itens. A versatilidade do material é um dos seus grandes atrativos”, afirma.

A profissional ainda esclarece o método de preparo deste material: “com a argamassa ainda mole, joga-se o pó de cimento sobre a mesma. A partir daí o pó é espalhado, até formar um material liso e uniforme. Basta deixar secar que o cimento queimado estará pronto.

Como executar a técnica corretamente

Buscando apresentar as diversas possibilidades de preparo, Cláudia revela os materiais e o modo de fazer variação deste revestimento. Confira:

Cimento queimado tradicional

Para preparar o cimento queimado tradicional, é necessário fazer uma mistura entre a argamassa de obra e pó de cimento. “Para camadas de até 0,5cm, a medida ideal da mistura é de 1 parte de cimento para 4 partes de areia grossa. Já para camadas de até 15 cm (piso estrutural), utilize a mistura de 1 parte de cimento, 3 partes de areia média e 2 partes de brita”, recomenda.

Cimento queimado colorido

”Utilize a mesma mistura citada acima, separando o piso com separadores. Depois é só utilizar 1 parte de colorante para cada dez partes de cimento”, informa.

Cimento queimado polido

”No momento da aplicação, é necessário utilizar uma régua metálica para deixar o cimento queimado liso e uniforme. Para torná-lo polido, basta utilizar alguns produtos específicos para este fim, os quais são facilmente encontrados em lojas de construção”, revela.

Outros tipos de cimento queimado

A arquiteta explica que o cimento queimado é um material de grande versatilidade. Podendo ser utilizado na forma tradicional, colorido ou polido, além de ser aplicável em todos os ambientes da casa. “O mais comum é encontrá-lo em espaços com a sala (chão e parede) ou, ainda, na confecção e prateleiras e nichos”.

Cláudia ainda ressalta o baixo investimento como a grande vantagem deste revestimento: onde o metro quadrado custa em média, cerca de R$ 20 à R$22. Existem ainda no mercado, outras opções de revestimento as quais imitam o efeito desta técnica, como o porcelanato ou mesmo tintas especiais que imitam a variação de cores resultantes da técnica original.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: