Benefícios do sono
Benefícios do sono
Compartilhe:

Dicas para dormir bem

Dormir bem é indispensável ao ser humano, traz bem estar físico, mental, além de restabelecer nossas energias. Mas mesmo sabendo de tudo isso, são poucas as pessoas que conseguem dormir bem. Com a correria do dia a dia, parece que 24 horas não são suficientes para realizarmos tudo o que gostaríamos e aí a cama fica para depois. Quando não dormimos o tempo suficiente é como se estivesse surrando nosso próprio corpo e isso não é nada bom!

Dormir é tão importante para a saúde quanto comer, beber e respirar. Quando você tem uma noite bem dormida, seu corpo rejuvenesce. Isto porque além de prevenir doenças, dormir  bem aumenta a longevidade e melhora a sua aparência.

É durante o sono que nosso organismo relaxa e produzimos o hormônio do crescimento que trabalha na recuperação dos ossos. Também é nesse período que fabricamos a melatonina, que zela pelas células e dá corda no relógio biológico.

Dicas para dormir bem:

Durma pelo menos oito horas por noite. Esta regra vale também para os finais de semana e feriados.

Desligue-se do mundo pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Objetos eletrônicos mantém seu cérebro ativo, com isso você não consegue relaxar. Se você não consegue pegar no sono rápido, ligue o rádio e coloque músicas que te acalmam. Dê preferência a músicas com sons da natureza, é tiro e queda!

Durma em total escuridão, isto facilitará uma noite bem dormida. Caso não consiga por algum motivo dormir em total escuridão, apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono.
 
Ler um bom livro a meia luz, ou sob a luz laranja do abajur, ajudará você a ter um sono mais rápido e tranquilo.

Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir das cinco horas da tarde.

Não tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem “roubar” o sono da noite. Se sentir muito sono após o almoço, tire uma sesta de apenas 10 minutos, você perceberá que é o suficiente. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até quatro anos de idade;

 

Pratique pelo menos trinta minutos de exercícios diários, mas que não sejam depois das sete horas da noite, pois também podem prejudicar o sono;

Evite ambientes muito barulhentos. Se você  mora em um ambiente muito barulhento, compre protetor de ouvidos, eles abafarão os ruídos e pode te ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir;

Ao acordar espreguice-se, isso mesmo, espreguice-se bem, mas acenda as luzes e levante-se logo, nada de deixar o despertador no famoso “soneca”.

Evite beber muita água pelo menos uma hora antes de dormir. Interromper o sono várias vezes para ir ao banheiro, pode fazer com que você perca o sono no meio da noite desencadeando um péssimo dia de trabalho.

Se mesmo seguindo estas dicas você continuar tendo problemas para dormir bem, é aconselhável consultar um médico. Pois isto poder ser um sintoma de outros problemas como, por exemplo, síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono ou alterações hormonais.

Além do mais, dormir bem trás oito benefícios primordiais à saúde:

Previne a obesidade

Combate a hipertensão

Fortalece a memória

Previne depressão

Favorece o desempenho físico

Controla o diabetes

Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Melhora o desempenho no trabalho

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: