Por que a água do mar é salgada? Posso beber água do mar?
Por que a água do mar é salgada? Posso beber água do mar?
Compartilhe:

Ir à praia e tomar banho de mar é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo? Pois é. O ruim é quando, sem querer, acabamos sentido o gosto da água, que é muito ruim e tem um forte gosto de sal! Mas por que a água do mar é salgada? Posso Beber?

Ir à praia e tomar banho de mar é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo? Pois é. O ruim é quando, sem querer, acabamos sentido o gosto da água, que é muito ruim e tem um forte gosto de sal!

Mas por que a água do mar é salgada? E de onde vem o sal do mar?

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas. Já ouviram falar da expressão “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”?

Mas os maiores responsáveis pela salinidade da água mar são os rios. Apesar de a água deles não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais, depositando tudo nos oceanos. Afinal, a imensa maioria dos rios existentes no planeta deságua em algum mar.

Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e dos caudais do rio faz com que aconteça um desgaste das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as constituem, tenham desaparecido.

Por sua vez, os rios ao percorrem os continentes trazem consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio que ao se deslocarem para o mar, acabam por se alojar nas rochas. Por outro lado, a chuva também é responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumente a concentração de sal na água. Assim sendo, o sal acumula-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, ou seja, aquando do processo cíclico de transporte de sais minerais para o mar e posterior evaporação das águas, o sal acaba por se ir acumulando.

Alguns estudos científicos calculam que, a cada ano, mais de dois milhões de toneladas de sal dos mais diversos tipos são depositados no mar pelos rios. E o sal de cozinha, conhecido também como cloreto de sódio, é o que se encontra em maior quantidade, existindo alguns outros tipos, como o carbonato de cálcio e o cloreto de magnésio.

No entanto, ter sal na água não é um privilégio dos mares e oceanos. Os lagos também podem ser salgados. Aliás, a água mais salgada do mundo é justamente a de um lago, que, no entanto, recebe o nome de “mar” ou, mais precisamente, Mar Morto, que é abastecido pelo Rio Jordão.

O Mar Morto é tão salgado que nenhum ser vivo pode viver nele, exceto um tipo muito específico de bactéria. Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade!

Como o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido, começa a acumular-se no mar. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje.

A verdade é que o cloreto de sódio – composição química do vulgar sal de cozinha – não é a é a única substância que encontramos dissolvida no mar, apesar de ser a mais abundante, daí o forte sabor a salgado. Por isso, para além do sal, podemos ainda encontrar substâncias tão diversas como o cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio.

Uma das curiosidades sobre o sal é que se o sal fosse retirado do mar e espalhado sobre a Terra obteríamos uma camada com cerca de 150 metro de espessura e uma altura que poderia equivaler a um prédio de 40 andares. Em 28 litros de água do mar, poderíamos retirar cerca de 2 quilos de sal.

Mas, cuidado! Não tente beber a água do mar, pois, além de sal, ela possui um grande número de outras substâncias que podem fazer mal à saúde. Portanto, se você ingeri-la, poderá ter sérios problemas.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: