Conheça os Tipos de Papel de Parede
Conheça os Tipos de Papel de Parede
Compartilhe:

O papel de parede é considerado um produto decorativo. É possível transformar o seu ambiente sem alterar nenhum móvel do lugar e sua aplicação é limpa, seca e rápida.

O papel de parede é considerado um produto decorativo. É possível transformar o seu ambiente sem alterar nenhum móvel do lugar e sua aplicação é limpa, seca e rápida. O papel de parede é uma ferramenta poderosa na decoração, pois consegue dar vida a qualquer cômodo onde é instalado. Além disso, o elemento pode ser usado para alterar a percepção ambiente, ampliando a sensação de espaço ou tornando-o mais aconchegante. O papel de parede também é usado para dar o tom da decoração, que, dependendo do padrão dos desenhos e cores, pode ser mais moderna ou clássica.

Outro grande atrativo do papel de parede é sua aplicação, que é bastante simples e rápida, sendo até mesmo possível fazê-lo sem contratar um profissional especializado. Além disso, sua colocação não deixa resíduos ou odores pela casa. Depois de instalado, a limpeza e manutenção são bastante simples e ele se irá continuar perfeito por cinco anos. 
Além da estética, atente-se ao material utilizado para a decoração. Nos quartos e salas, qualquer tipo de papel de parede funciona muito bem. No entanto, em ambientes que sofrem com a umidade, como a cozinha e o banheiro, dê preferência para o vinílico, que é mais resistente e pode ser lavado com mais facilidade. 

O mais importante na hora de fazer qualquer projeto é que ele esteja de acordo com o seu gosto e reflita sua personalidade! Faça aquilo que te agrada, pois é você quem vai viver na sua casa!

Papel de Parede 3D

Papel de Parede 3D, conceito atual de modernidade traz estampas tridimensionais que dão vida as paredes. Aplicar efeitos visuais como estes em seu ambiente parece uma ideia um tanto quanto radical, porém não se trabalha apenas desenhos extravagantes nesta estampa, temos também os mais discretos que mesmo neutros não acabam com a beleza do tridimensional. Papel de Parede 3D é indicado para ser aplicado em: Escritórios, Salas, Quartos e Hall.

Conheça os tipos de papel de parede

As diferenças entre os papéis vão além do padrões, cores e desenhos, elas estão também nos materiais. Existem três tipos principais de papéis de parede:

  • Tradicional: feito de celulose (papel), é indicado para lugares secos e pode ser frágil. Possui diversos padrões de decoração, a limpeza é feita através de pano úmido e a cola é aplicada sobre o papel. Para removê-lo, deve-se umidificar o papel primeiro.
  • TNT (Tecido-não-tecido):é como chamam os papéis de parede que imitam tecido, mesmo não sendo. É feito de fibras de poliéster e celulosa, sua limpeza deve ser feita com detergente e a cola é aplicada sobre a parede. É removido à seco.
  • Vinílico: constituído de material vinílico (PVC), esse papel possui maior resistência, além de ser impermeável. Pode ser brilhante, matificado, metálico ou com relevo, oferecendo infinitas opções de decoração. Por ser bem resistente à luz e à umidade e possuir grande durabilidade, é o mais indicado para ambientes úmidos e locais de intensa circulação. A limpeza é feita com detergente, a cola é aplicada sobre o papel e sua remoção acontece à seco ou por abrasão.

Existem também diferenças na aplicação do papel de parede, pois alguns são aplicados com cola e já outros vem com adesivo e são autocolantes.

Defina um formato de aplicação 

Depois de escolher o tipo de papel de parede, você precisa também definir como será a aplicação. Existem cinco tipos principais de formatos nos quais você pode usar o papel de parede, e cada um possui um efeito diferente na decoração final do espaço, portanto leve isso em consideração.

  • Todas as paredes: você pode optar por aplicar o papel em todas as paredes do seu espaço, mas não se esqueça que nesse caso estampas e cores mais vibrantes ou escuras podem causar desconforto visual, deixando seu ambiente enjoativo ou pesado. Uma boa opção é aplicar papéis diferentes que se complementem, como três papéis brancos e um com padrão colorida. Leve em conta também que o investimento é maior optando por revestir todas as paredes com papel de parede.
  • Uma parede:provavelmente a opção mais comum, quando usamos o papel de parede em apenas uma das paredes, isso nos dá mais liberdade para escolher estampas coloridas, brilhantes ou cores escuras sem afetar o espaço. Na hora de escolher a parede, opte por um ponto destaque do ambiente.
  • Meia parede:uma ótima opção para quem quer usar o papel de parede sem gastar muito ou para quem já tem o espaço muito carregado com cores e móveis. Você pode aplicar o papel em meia parede para ajudar a compor o ambiente.
  • Faixa:também uma opção para quem quer gastar menos ou possui ambientes já muito carregados, aplicar apenas uma faixa de papel de parede é como dar um toque a mais para a decoração.
  • Teto:é uma forma menos tradicional e mais criativa de se aplicar papel de parede, mas é possível. Na hora de escolher o papel, tenha em mente que tetos escuros fazem com que os espaços pareçam mais baixos.

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: