Como Aplicar Papel de Parede
Como Aplicar Papel de Parede
Compartilhe:

Passo a passo como aplicar papel de parede em sua casa. Confirma com vídeo

Passo a passo como aplicar papel de parede

Antes de começar a aplicar o papel na sua parede, prepare a cola. Para isso, pegue a cola indicada para o seu tipo de papel (geralmente 100g para cada 30m²), dilua toda a cola em água (1,5l de água para cada 30g de cola) e misture. Meia hora depois a sua mistura deve ter um aspecto de gelSiga sempre as instruções da embalagem.

Ferramentas e materiais

  • Balde para a cola
  • Trena/fita métrica
  • Rolete
  • Estilete
  • Espátula lisa
  • Escada
  • Lápis
  • Pano limpo
  • Fio de prumo
  • Escova

Aplicando o papel de parede

  1. Corte das folhas

O primeiro passo é cortar as folhas para aplicação. Antes disso, tenha em mãos a medida exata da altura da parede e acrescente 10cm para o acabamento, 5cm para cima e 5cm para baixo. Corte as tiras do papel de parede de acordo com as medidas (sem se esquecer dos 10cm) e não se esqueça de fazer o rapport se necessário, para que os desenhos se igualem e o padrão fique como o esperado.

  1. Organize-se

Comece numerando as tiras de papel no verso para saber qual a ordem certa de aplicação, para garantir a continuidade do desenho. Em seguida, determine o lugar onde começar a instalação (marque uma linha de prumo na parede para orientação vertical). A aplicação do primeiro papel é de extrema importância e precisa estar perfeitamente alinhado para orientar as próximas aplicações. Use a linha de prumo e desenhe um tracejado com 1cm de largura da faixa que você aplicar.

  1. Aplique a cola

Coloque a primeira faixa a ser aplicada em uma superfície lisa, com a estampa para baixo. Passe uma demão de cola, do centro para as bordas em uma metade da faixa. Depois, dobre essa metade, cola com cola, e repita o processo na outra metade. Antes de aplicá-lo, deixe o papel descansar por 1 ou 2 minutos para que ele absorva a cola.

  1. Aplique o papel

Leve o papel dobrado até a parede e, começando pela parte superior, o desdobre e cole o papel, desenrolando ele até o final. Deixe 5cm nas extremidades, em cima e embaixo (teto e rodapé), para acabamento e fique atento à linha que você criou com o prumo.

Em seguida, aplique as demais faixas sem sobrepô-las, para evitar emendas, e verifique sempre se o desenho das juntas coincide e o padrão está correto. Se tiver algum problema, retire a faixa de papel com cuidado e cole novamente.

Após colar cada tira, passe um pano seco e a espátula de silicone para retirar o excesso de cola. Para remover bolhas maiores use as mãos e em seguida a escova para bolhas menores. Faça esse alisamento do papel sempre do centro para as bordas.

  1. Acabamento

Pressione vincos e cantos do rodapé e do teto com a espátula e em seguida corte as sobras com estilete. Caso queira uma colagem invisível, passe uma demão de cola sobre as juntas com o rolete (não faça isso com papéis brancos, pois pode escurecê-los).

No caso das tomadas e dos interruptores, faça um corte no formato de uma cruz sobre a área após a secagem do papel e abra as partes cortadas com cuidado. Em seguida, recoloque os espelhos e caixas normalmente.

Dicas para uma melhor aplicação

  • Nas quinas, deixe uma sobra de 1cm sobre a outra parede e cole o outro papel sobre o anterior. Marque bem a quina para um acabamento melhor.
  • Alise cada tira de papel a medida que fizer a aplicação, para garantir um resultado melhor.
  • Bolhas muito pequenas são comuns durante o processo e acabam sendo absorvidas na secagem, fique tranquila!
  • Comece a aplicação do teto, ou seja: de cima para baixo!
  • Use uma escada para ajudar na aplicação e cole cada tira de papel com calma e cuidado.
  • Consulte um especialista se tiver qualquer dúvida!

Papel de parede na decoração

Como eu disse, já várias vezes sugeri o papel de parede como uma forma barata e prática de dar um toque especial em um espaço. Ele é muito usado na decoração, principalmente pela variedade de estampas e padrões que existem de papel de parede e a simplicidade da aplicação. Além disso, se bem cuidado, um papel de parede pode durar 10 anos ou mais.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: