Como decorar uma mesa
Como decorar uma mesa
Compartilhe:

Seja um jantar familiar, um almoço de natal ou algo informal para os amigos, a decoração da mesa é sempre um convite para que todos se sentem, fiquem à vontade e se divirtam. O importante é você saber que tipo de festa vai dar – se é para família, p

Seja um jantar familiar, um almoço de natal ou algo informal para os amigos, a decoração da mesa é sempre um convite para que todos se sentem, fiquem à vontade e se divirtam.
O importante é você saber que tipo de festa vai dar – se é para família, para os amigos, se vai ser temática, algo formal ou informal e que horário deseja realizar.
Vá buscar inspiração à temática da festa, à ocasião que se celebra ou à lista dos convidados, com essas informações você consegue reunir elementos para montar sua mesa, desde a toalha e os guardanapos, passando pelas louças, copos e talheres, não se esquece de adicionar alguns toques decorativos para deixar sua mesa ainda mais inesquecível.
Quando o assunto é decoração, é importante sempre lembrar que não é preciso gastar muito para se ter peças bonitas e elegantes.
Pode parecer algo pequeno, mas um enfeite de mesa bem escolhido pode ser o responsável por arrancar suspiros de seus convidados ou ainda dar aquele toque especial.

Algumas dicas bem simples para que tudo saia perfeito!

Quando for  escolher a cor da toalha de mesa, leve em consideração a temática do seu convívio ou a ocasião que se vai celebrar. O branco é bege são clássicos e permitem brincar com as cores de todo restante. Coloque em baixo da toalha  um forro, que  além de proteger a mesa de travessas quentes e vinho entornado, vai manter a toalha lisa e fixa.  

Se quiser mesmo inovar, esqueça a toalha e decore a mesa apenas com jogo americano.

O centro de mesa pode ser um tradicional arranjo floral, uma simples planta ou um jogo de velas. Mas você também pode fazer um centro de mesa comestível com uma taça com vegetais ou frutas (limões, laranjas, maças, cenouras, castanhas…) cujas formas e cores distintas proporcionarão à mesa um visual muito original! Outra alternativa é você visitar seu quintal ou jardim e escolher algumas pedras, ramos ou folhas de árvores (se for outono melhor ainda).

Outro item que pode dar cor a sua mesa são os guardanapos sejam de pano ou de papel a variedade de cores e motivos é surpreendente. Você também pode brincar com a maneira como vai arruma-los, podem ficar ao lado ou em cima dos pratos, abuse das argolas para segurar os guardanapos, elas dão um charme.

Dentro da convenção social mundial, os talheres são dispostos sempre assim: garfos à esquerda, facas e colher de sopa à direita, se for uma ocasião mais formal você terá mais talheres a mesa e é só seguir a ordem. Para algo informal use sua criatividade, eles podem ficar em suportes, juntos com o guardanapo, amarrado com uma fita ou dispostos lado a lado.

Os copos são colocados do lado direito, acima das facas, na seguinte ordem: copo para água, para vinho tinto, para vinho branco e se ainda quiser pode colocar o de champanhe que servem para brindes excepcionais, se for algo mais informal você pode misturar copos de cristal com copos coloridos ou então copos de pé com copos baixos para uma mesa mais descontraída. Para não haver trocas de copos, compre marcadores que além de lindos ajudam a não haver trocas entre os convidados.

Um agrado sempre bem-vindo é colocar em cima dos pratos uma pequena lembrança como um bombom ou um pequeno docinho decorativo.

Pronto!!! Agora é só se divertir.

Fonte:Cintia Searby - Personal organizar (11) 9.9990.3289 
Imagens:Google

 

 

 

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: