Dicas para remover manchas das roupas
Dicas para remover manchas das roupas
Compartilhe:

Manchou aquela roupa que você adora e não sabe o que fazer para limpar o tecido? Não entre em pânico, não é o fim do mundo! Esse é um problema que pode ser resolvido, mas antes de tentar remover a mancha, você deve saber que quanto antes tentar tirá-

Manchou aquela roupa que você adora e não sabe o que fazer para limpar o tecido? Não entre em pânico, não é o fim do mundo! Esse é um problema que pode ser resolvido, mas antes de tentar remover a mancha, você deve saber que quanto antes tentar tirá-la, mais fácil será. Caso ela fique muito tempo no tecido pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa quase que impossível. Alguns truques práticos que podem eliminar a sujeira e salvar a peça.

Você pode contar com alguns aliados nessa tarefa:
Bicarbonato de sódio,
Detergente neutro,
Vinagre branco,
Agua morna.

 OLÉO E AZEITE

As manchas de azeite são as manchas mais frequentes e ao mesmo tempo complicadas de eliminar por completo da roupa, mas não é impossível. Quem nunca manchou alguma vez uma peça de roupa com óleo ou azeite?
Com os produtos adequados é possível eliminar estas manchas e voltar a deixar suas roupas favoritas impecáveis.
A dica é aplicar um pouco de farinha de trigo ou talco sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos enquanto absorve e depois limpar. Lave normalmente a roupa.
Para manchas de azeite ou óleo maiores ou resistentes, se o truque anterior não funcionar, aplique sobre o tecido seco umas gotas de detergente e deixe repousar. Pode deixar toda a noite para que absorva bem a mancha de azeite. Depois, lave a roupa com sabão de forma normal. Este truque também pode ser usado com sabão em pó.

VINHO

As manchas de vinho estragam qualquer peça, principalmente se ela for branca ou clarinha, pois acaba estragando na hora de esfregar. São manchas difíceis de tirar, o vinho tinto é muito forte e não sai apenas com uma lavagem convencional.
Remover manchas frescas de vinho tinto é relativamente fácil: basta jogar água fervente no tecido até que a macha suma. No entanto, remover manchas secas de vinho tinto nem sempre é tão simples assim, mas existem diversos métodos caseiros que você pode usar para lidar com esse problema.
Misture partes iguais de água oxigenada e de um detergente líquido. Nenhum desses dois ingredientes funciona bem sozinho

GRAXA

Sujou sua camisa nova de graxa ao trocar o pneu do carro?
As manchas de graxas acontecem quando menos esperamos, fica quase impossível, colocar óleo no moto sem ao menos uma manchinha, mas só vamos tomar conhecimento disso quando chegamos em casa, aí o estrago já está feito!
Para eliminar a mancha seque o excesso de graxa com uma toalha de papel. Tente remover o máximo possível da mancha da roupa, se a mancha estiver fresca a dica para o azeite serve para graxa, mas se estiver seca faça uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre, aplique sobre a mancha deixando agir por alguns minutos.
Certifique-se de esfregar a mancha em ambos os lados do tecido (do lado de dentro e do lado do avesso da camisa, por exemplo

TINTA DE CANETA

Assim que remover toda a tinta possível com água, coloque um pano embaixo da mancha e passe álcool ou removedor de esmalte. Com outro pano, tire toda a tinta possível e vá repetindo o procedimento até que a mancha desapareça.
Se não limpar totalmente você pode tentar vinagre e deixar alguns minutos de molho.

MAQUIAGEM

Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. Não deixe para secar ao sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em peças brancas, e nas coloridas, passar um cubo de gelo para as fibras se abrirem, e um pouco de detergente de cozinha.

SANGUE

Essa mancha sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes colocada sobre a mancha. O vinagre também pode ser um excelente removedor de manchas de sangue seco.

CAFÉ

Manchas desse tipo podem se tornar permanentes, portanto se for possível lave a mancha imediatamente com água quente ou água fervendo. Uma segunda dica que pode ser eficiente é esfregar gelo na mancha até que esta desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada como forma de remover manchas de café. Porém, se a mancha estiver seca o indicado mesmo é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

IMPORTANTE

Embora as técnicas acima descritas funcionem, lembre-se sempre de testar qualquer solução em uma área pequena e escondida antes de tudo, pois os alguns produtos podem desbotar ou aumentar a mancha nas roupas, siga sempre as instruções de lavagem na etiqueta.

 

Fonte - Cintia Searby – Personal Organizer (11) 9.9990.3289
Imagens - Google

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: