Jundiai - SP

Dicas do que saborear no friozinho

Tem coisa mais charmosa que o inverno? As pessoas ficam mais próximas, há mais calor humano, se vestem lindamente, os abraços são mais demorados, os dias de sol são prazeres raros e bate aquela vontade de ficar em casa com quem a gente ama vendo um filminho com um balde de pipoca, batendo papo e se deliciando com as comidas típicas de inverno.

Se tem um clima que nos convida a cozinhar é o frio. Um período em que as pessoas costumam modificar os hábitos alimentares para se manterem aquecidas. Vestir o avental e ir para o fogão com uma taça de vinho tinto ao lado alivia as tensões de um dia corrido e alimenta, além do estômago, a alma.

Nos dias frios, é comum sentir maior necessidade para se alimentar, isso porque o corpo humano requer uma maior quantidade de energia do que nos dias de temperatura estável. A sensação de fome é muito maior, mas as pessoas não desejam comer qualquer coisa, elas desejam comer pratos saborosos que também consigam proporcionar calor ao corpo, nessa época do ano as famosas saladinhas ficam um pouquinho de lado.

Há muitas dicas de comidas para o inverno, em refeições como almoço e jantar, é comum ter dúvida sobre o prato principal a ser servido, o clima frio pede por algo quente e saboroso. Se tratando de pratos salgados, receitas como feijoada, escondidinho de mandioca, lasanha e macarronada são ótimas opções para a temporada.

Os pratos para dias frios não param por aí, há uma variedade de receitas para se preparar e tornar as refeições do inverno ainda mais agradáveis.

No inverno as sopas e caldos tem  uma presença marcante nas noites, mas existe um preconceito bobo relacionado a elas. Muitos associam as sopas à um alimento sem gosto, sem sal, sem o menor tempero…. Nada disso! Sopas de diversos sabores fazem sucesso e podem ser muito saborosas.

Outro queridinho das noites frias são os fondues de carne e queijo que também são uma excelente opção para aquecer o estômago nas noites de inverno, além de juntar os amigos em volta da mesa para um bom papo!

A culinária para o inverno também pode ser composta por sabores fortes, abrindo espaço para alguns pratos que não são consumidos com frequência durante o verão. As pessoas que desejam consumir pratos diferentes podem apostar na dobradinha, refogado de carne seca, caldo de mocotó, entre outros itens que pertencem à culinária popular ou sofisticada.

Depois de saborear as melhores comidas para o inverno, vale a pena optar por uma boa sobremesa. O fondue de chocolate é muito bem quisto nessa temporada, sendo uma forma saborosa de se consumir frutas. Algumas outras sobremesas que podem ser servidas quentes e são bem populares são a canjica e o arroz doce. A culinária especial de inverno também inclui uma série de bebidas quentes, como chocolate quente, cappuccino, vinho quente e chás.

Fonte – Mundo das tribos
Texto postado por – Cintia Searby – Personal Organizer (11) 9.9990.3289
Imagens - Google