Confira essas Ideias para Criar um Lago Artificial
Confira essas Ideias para Criar um Lago Artificial
Compartilhe:

Elemento chave no paisagismo de casas e prédios, os lagos artificiais não são apenas uma tendência: estão presentes nos jardins há muitos anos. Seja nos tradicionais jardins estilo japonês ou como um espelho d’água de uma casa moderna. O jardim é definitivamente uma boa maneira de se ter um pedacinho bonito, relaxante e até mesmo sofisticado da natureza. Existem vários tipos de jardim, e cada um tem suas próprias características, além de serem passíveis de harmonização com o restante da propriedade.

Elemento chave no paisagismo de casas e prédios, os lagos artificiais não são apenas uma tendência: estão presentes nos jardins há muitos anos. Seja nos tradicionais jardins estilo japonês ou como um espelho d’água de uma casa moderna.

O jardim é definitivamente uma boa maneira de se ter um pedacinho bonito, relaxante e até mesmo sofisticado da natureza. Existem vários tipos de jardim, e cada um tem suas próprias características, além de serem passíveis de harmonização com o restante da propriedade.

O que pouca gente sabe é que também é perfeitamente possível ter um lago no jardim. Os chamados lagos ornamentais são uma tendência cada vez mais forte no paisagismo, já que a inserção de águas nos jardins é uma das coisas que mais tem crescido nessa área.

Planejamento de lagos ornamentais

O planejamento do lago ornamental requer muitos cuidados, e deve ser feito por um especialista, profissional da área para que não haja nenhum tipo de problema no futuro. Ele também garantirá o melhor material a ser escolhido, além das medidas necessárias para o projeto.

Antes de escolher o local apropriado para o lago ornamental, verifique condições climáticas como a quantidade de luz solar que o local recebe diariamente (não pode haver forte insolação), se há trânsito de crianças ou não, para que sejam providenciadas barreiras para evitar acidentes e ainda se há o desejo de adquirir animais aquáticos ornamentais.

Formatos e estilos de lagos artificiais

Como o lago será feito “sob encomenda”, ele poderá ter formas definidas de acordo com o gosto do proprietário. É importante lembrar que o terreno escolhido para o trabalho deve ter espaço suficiente para abrigar o lago com sobras de espaço ao seu redor, por motivos de segurança.

Entre os formatos mais comuns para lagos ornamentais, estão o geométrico e o irregular. Ambos podem ter como características o fato de serem salientes ou escavados.

  • Os geométricos são muito bem definidos, e geralmente produzidos com paredes artificiais verticais, que podem ser feitas de alvenaria.
  • Já os lagos irregulares são desenhos criativamente elaborados pelo projetista. Entre as categorias de irregulares podemos citar a “pêra”, que recebe esse nome pelo fato de o lago ficar com o mesmo formato que a fruta.


Um lago ornamental é saliente quando fica totalmente acima do solo e é escavado (fundo) quando suas bordas ficam no mesmo nível do solo. Os lagos do tipo saliente são a melhor opção para locais com trânsito de crianças pequenas, porém, o lago escavado tem um aspecto muito mais natural, lembrando os lagos reais

Para a criação de carpas e sua manutenção, o ideal é que as paredes do lago tenham de 80 a 100 cm. Para quem pretende também adquirir plantas aquáticas, é preciso ter zonas mistas de profundidade e acomodar cada espécie de acordo com suas necessidades naturais. Portanto, estas decisões devem ser tomadas antes da construção do lago, para que se decida efetivamente a profundidade.

Materiais utilizados na instalação de um lago ornamental

Alguns fabricantes vendem os kits de lagos ornamentais já prontos, sendo necessário apenas a contratação de um especialista na hora da montagem. É possível encontrar kits fabricados a partir de fibra de vidro, plástico, concreto, etc. e esses produtos são vendidos por medida, para que o consumidor escolha o tamanho que melhor lhe apetece. Porém, os lagos ornamentais construídos mais utilizados são os de lona e os de alvenaria.

Os de alvenaria são amplamente escolhidos pelo fato de serem mais resistentes e terem uma longevidade ótima, levando vários anos para que necessitem de alguma troca.

Antes de se decidir qual o melhor modelo para seu jardim ou quintal, é importante considerar o tamanho do local da instalação e quanto tempo disponível você terá para a manutenção do lago. Se bem cuidado, a aparência e a resistência do lago pode ser de décadas.

Vantagens e desvantagens

A beleza do lago ornamental é inquestionável, além de possuir boa durabilidade e permitir a você o convívio com a água dentro do jardim. Porém é muito comum acontecer de a água do lago ficar esverdeada. Da mesma forma que ocorre em um aquário, o lago precisa ter sua água monitorada com freqüência, e a qualidade da água deve ser medida por meio de testes.

Aumentar a quantidade de plantas específicas para diminuir o lodo e cuidar da saúde dos animais também são uma prerrogativa dos que pretendem instalar um lago ornamental.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: