Jundiai - SP

Meditação é para todos.

Se você é daquele(a) que acha que meditação é algo feito no topo da montanha, com monges tibetanos  que entoam mantras, e que você jamais conseguiria se  sentar naquela posição estranha que é chamada de “posição de lótus” e que, portanto, obviamente nunca vai poder meditar…
Ou se você acredita piamente que suas práticas religiosas não incluem a meditação, que você não se identifica com o zen e que, portanto, nunca se beneficiaria da meditação…
Ou ainda, se você acha que a única solução para os seus problemas passa por muita medicação e terapia clássica, porque meditar serve unicamente para fins espirituais e o seu problema não passa nem perto disso…
BEM-VINDO! Você faz parte da imensa maioria das pessoas!
No mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido que mal conseguimos perceber, a meditação não é mais um luxo, é uma necessidade! Para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, precisamos acessar o poder da meditação.
A meditação é uma experiência de se viver a vida na sua plenitude, não importando o quanto ela se nos apresente dolorosa ou prazerosa.
Meditar é abarcar a realidade e mergulhar tão profundamente no ato de viver de modo que a barreira dos desejos sensuais seja rompida. A Meditação Chan é um treinamento que nos permite mergulhar na realidade compreendendo as dificuldades e os estresses do dia a dia, de vivenciarmos plenamente a vida dando cabo às dificuldades com sabedoria.
O Chan não é uma tentativa de fugirmos das pressões do dia a dia, tampouco de ocultarmos as dificuldades que se apresentem. É um aprendizado, é Xiu Xing (Introspecção transformadora). É observarmos como somos e como nosso comportamento reage frente aos obstáculos e ao nos aceitarmos, como podemos alcançar uma transformação duradoura purificada.

Meditar é só para religiosos? Meditar é religião?
Meditação não é religião tampouco está voltada apenas aos religiosos. Contudo, a figura do mestre no Oriente é muito destacada dentre monges ou sábios fazendo deles pessoas reverenciadas por representarem instituições, templos ou escolas de artes marciais, de pintura, escultura ou de filosofia. Sobretudo no costume chinês, a imagem do mestre (shi fu) é de alguém que aponta o caminho que devemos seguir e não da figura paterna bondosa que nos dá conforto e proteção.
Meditação é uma atividade em que o praticante apenas se senta e permite que a mente se dissolva. Na arte de viver, a meditação é uma atividade simplificada que pode ser facilmente praticada por todos. Meditação não é concentração. Meditação é desconcentração.
O descanso da meditação é mais profundo que o sono mais profundo que você pode ter. Quando a mente se livra da agitação, está calma, serena e em paz, a meditação acontece.
Existem muitos benefícios da meditação. É uma prática essencial para higiene mental. Uma mente calma, boa concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação, florescimento de habilidades e talentos, uma forma interna inabalável, curas, a habilidade de se conectar a uma fonte interna de energia, relaxamento e rejuvenescimento são resultados de meditar regularmente. 

  • Como Meditar:
    Escolha um local limpo, sem distrações em sua casa (apesar de você também pode fazer em sua cadeira no trabalho).
    Se certifique que a luz está suave, existe ventilação e os barulhos estão sob controle.
    Você pode escutar meditações guiadas, mas é melhor começar a meditar com um grupo.
    Medite ao mesmo tempo todos os dias, para que se torne uma rotina sustentável. De manhã cedo é um ótimo horário.
    Não medite demais. Comece meditando apenas de 15 a 20 minutos. Tenha um timer.
    Desligue seu celular. Fale para sua família que este é o seu curto momento de silêncio.
    E use de preferência, roupas leves e soltas.
  • Importância da Meditação:
    A meditação é o alimento para a alma: ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade, não-violência e paz. Ela nos ajuda a nos conectar com os outros. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família, ainda mais quando o mundo está tão fragmentado.
    A humanidade tem uma tendência inata a buscar por uma alegria que não diminui e a meditação ajuda a preencher esta necessidade tão importante.
    Mesmo quando tudo está bem conosco, nós frequentemente estamos inquietos. A meditação pode liberar o nosso estresse  de forma consciente ou inconsciente, e nos trazer uma sensação de conforto e estabilidade que todas as pessoas buscam.
    A meditação nos ajuda a lidar com os altos e baixos da vida com centramento, confiança e habilidadades.
    Nos traz a resiliência para que não apenas fiquemos inabaláveis pelas tempestades de emoções que surgem na vida de todos, mas também voltemos mais rápido ao nosso centro.
  • Vantagens da meditação:
    No trabalho, os níveis de estresse diários fazem da meditação uma necessidade, ela nos ajuda a equilibrar a vida com o tranalho, aumenta a clareza mental, as habilidades de tomada de decisão e nutre a confiança, a criatividade, a inovação e a intuição.
    Melhora os nossos relacionamentos, nós desenvolvemos uma personalidade agradável, sociável e conseguimos aceitar mais as pessoas como são. Estas são habilidades importantes em qualquer esfera, ainda mais no ambiente de trabalho onde o trabalho em equipe é essencial.
    Ela traz uma sensação profunda de saúde e bem-estar e se, praticado frequentemente o corpo, a mente e o espírito se beneficiam imensamente. O descanso profundo que ela lhe oferece nos torna mais dinâmicos na atividade.
    Experimente uma meditação guiada.

Fonte - Artedeviver
Texto postado e editado por - Cintia Searby - Personal Organizer
Imagens - Google