Meditação, amor e compaixão!
Meditação, amor e compaixão!
Compartilhe:

Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano — tais com amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia — que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros

O Mosteiro Sakya foi fundado e consagrado em 2003, por S.E. Chogye Trichen Rinpoche, renomado Mestre Tântrico, com a auspiciosa aspiração de que esse Mosteiro venha a contribuir para a preservação dos Sagrados Ensinamentos da Escola Sakya em geral e da Sub-Escola Tsarpa em particular.

A aspiração de S.E. também foi a de tornar viavel a formação de monges budistas aqui no Brasil, sem a necessidade de irem para a Ásia.

Além da vocação da formação Monástica, Rinpoche aspira que o conhecimento da filosofia budista esteja disponível ao entendimento de sua prática na vida cotidiana, sendo isso possível a medida que se integra a prática filosófica e espiritual no dia a dia, através de trabalhos comunitários que atendam diretamente as necessidades físicas, materiais e espirituais da comunidade.

A existência de um Mosteiro somente se concretiza quando suas atividades estejam integradas a comunidade de modo a servi-la segundo seus principios éticos, morais, filosóficos e espirituias.

Lama Rinchen Khyenrab, monge budista plenamente ordenado por S.E. Chogye Trichen Rinpoche, foi incumbido por seu Mestre para estabelecer o Mosteiro e dar andamentos   a todas as suas atividades. Lama Rinchen é natural de São Paulo, mas desde os sete anos de idade reside em Cabreúva, e estabeleceu o Mosteiro em sua pequena propriedade rural perto do centro dessa cidade.

A partir de 2004, quando Lama Rinchen voltou do Nepal e passou a residir permanentemente no Mosteiro, como seu abade, as aspirações de seu Mestre tem sido colocadas em prática e hoje o Mosteiro já tem suas atividades em andamento em Cabreúva, como também em outras cidades e estados do Brasil.

O Mosteiro está devidamente registrado em todos os órgãos e secretarias municipais, estaduais e federais competentes nas atividades que realiza e que virá a realizar ao longo do tempo.

"Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano — tais com amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia — que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. (...) É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas." (...)
 "Qual é, então, a relação entre a prática da espiritualidade e a ética? A relação é a seguinte: como o amor, a compaixão e outras qualidades humanitárias supõem, por definição, algum grau de preocupação com o bem-estar dos outros, supõem também a contenção que a ética exige." (...)
 "Descobrimos que, à medida que conseguimos transformar nossos corações e mentes cultivando qualidades espirituais, passamos a ser mais capazes de lidar com as adversidades a aumentarmos as probabilidades de nossas ações serem eticamente sadias. Assim, se me permitirem citar meu próprio caso como exemplo, essa maneira de compreender a ética significa que, ao procurar sempre cultivar um estado de espírito positivo ou sadio, tendo ser o mais útil possível aos outros." (S.S., o Dalai-Lama. "Sem mágica, sem mistério", in: Uma ética para o novo milênio: sabedoria milenar para o mundo de hoje. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.)

O sonho de S.E.Chogye Trichen Rinpoche quanto a integração do Mosteiro Sakya Tsarpa à comunidade, justifica-se pela revelação da natureza pura do ser humano, ao exercício das qualidades espirituais básicas, os valores éticos universais assinalados por S.S.Dalai Lama: compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, responsabilidade, harmonia.

As ações junto à comunidade são oportunidades de promover a revolução espiritual do qual nos fala S.S.Dalai-Lama, pois, conforme Shantideva (filósofo indiano do século VII), a verdadeira felicidade que podemos experimentar é aquela resultante da felicidade que somos capazes de causar ao outro; enquanto que a infelicidade que experimentamos é resultado da busca de nossa própria felicidade.

O estado geral da mente é a principal causa dos diferentes males que afligem o homem e geram os problemas que a sociedade tem se deparado, como a violência doméstica, o alcoolismo, o consumo de drogas, a evasão e violência escolar, entre outros. O resgate dos valores humanos, promove bem-estar, pois diminui a intensidade do sofrimento pessoal e a aumenta a percepção da interdependência entre os seres e os fenômenos.

O Mosteiro Sakya, em parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Cabreúva, procura levar aos jovens e adultos usuários de drogas e álcool, bem como às famílias com histórico de violência doméstica, o empoderamento dos valores humanos, dos valores que sustentam a condição de Ser Humano. A compreensão e a prática destes valores geram a felicidade, o contentamento pela vida e evitam o sofrimento.

São diversas as linguagens utilizadas para promover os valores humanos, como palestras, cursos de meditação, atendimento individualizado, terapias em grupo, saúde corporal (massagem ayurvédica, pranic healing, yoga). À medida que a criança, o jovem e o adulto assistidos pelos projetos sociais começam a perceber o estado geral de suas mentes e coração, a perceber as emoções (os sofrimentos) presentes em suas mentes, em suas ações e reações e as raízes deste sofrimento, eles começam naturalmente a transformar positivamente as suas ações e aspirarem o bem-estar dos outros. Esta transformação ocorre por dois principais motivos: quando percebemos que todos os homens e mulheres — de todas as condições sociais, de todas as cores e de todos os credos — desejam a felicidade e que a causa de seus sofrimentos se assemelham; e quando entendemos que a natureza pura do ser humano é a paz.

A missão do Mosteiro Sakya é a inclusão social por meio do resgate dos valores humanos através do desenvolvimento de projetos sociais, em parceria com entidades públicas, a iniciativa privada e com a sociedade civil organizada.

O Mosteiro Sakya está em processo de ampliação de sua estrutura física para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e sociais, aspirando estabelecer parcerias junto ao primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade.

Centro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP

Cx.Postal 41 - CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: secretaria@sakyabrasil.org

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: