Riacho Doce
Riacho Doce
Compartilhe:

Final de semana é sempre um tempo delicioso para curtir os dias com a família e amigos. Ver o verde da estrada, sentir a natureza, comer uma ótima comida e ter um dia longe da correria da cidade.

Final de semana é sempre um tempo delicioso para curtir os dias com a família e amigos. Ver o verde da estrada, sentir a natureza, comer uma ótima comida e ter um dia longe da correria da cidade.

O Restaurante Riacho Doce, é um verdadeiro paraíso, que nos oferece aquela sensação de paz e alegria que só encontramos quando estamos no meio do mato. O atendimento é impecável!
Apreciar todo o sabor dos pratos, ouvindo os passarinhos e de presente uma vista para o riacho que corta o verde bosque sombrio, de ar puro e aprazível. Foi fundado em maio de 1995, pensando em oferecer aos clientes uma experiência única em meio a belíssima natureza da região.

O termo restaurante (do francês restaurantsurgiu no século XVI, com o significado de “comida restauradora”, e se referia especificamente a uma sopa. O uso moderno da palavra surgiu por volta de 1765 quando um parisiense conhecido por Boulanger (sobrenome comum, mas que significa padeiro em francês) abriu seu estabelecimento.

O primeiro restaurante como o conhecemos (com clientes escolhendo porções individuais em um cardápio, aguardando em suas mesas, com horários fixos ou não) foi o “Grand Taverne of London”, fundado em 1782 por Antoine Beauvilliers, na rua de Richelieu, em Paris, que permaneceu 20 anos sem rival.

Apesar das pousadas e tavernas serem conhecidas desde a antigüidade, estes estabelecimentos eram voltados a viajantes e, em geral, o povo das suas cidades raramente se alimentavam lá. O restaurante se firmou na França após a Revolução Francesa destituir a aristocracia, deixando um contingente de serviçais hábeis no trato com os alimentos, ao mesmo tempo em que muitos provincianos chegavam à cidade sem pessoas para cozinhar para elas, nem cartas de apresentação às famílias locais. O encontro desses dois públicos deu origem ao hábito de se fazer refeições fora de casa. Neste período, o chef Marie-Antoine Carême, segundo muitos o fundador da moderna culinária francesa, prosperou, se tornando conhecido como o “cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros”.

Os restaurantes proliferaram rapidamente nos Estados Unidos, com a abertura do primeiro Jullien’s Restaurator em Boston, em 1794, e espalharam-se posteriormente. Contudo, muitos continuaram com a abordagem habitual do “serviço à francesa”, providenciando uma refeição partilhada na mesa onde os clientes serviam-se eles próprios, o que os encorajava a comer com rapidez. O estilo moderno formal de jantar, onde os clientes são servidos com a comida já preparada num prato, é conhecido como Service à la russe, pois consta ter sido introduzido em França pelo princípe russo Kurakin cerca de 1810, de onde se espalhou para Inglaterra e outros países.

Aqui no Brasil, mais especificamente na cidade de Itupeva, indicamos o Restaurante Riacho Doce, que fica bem pertinho de São Paulo, apenas 70 km e quase divisa com Indaiatuba. Com deliciosas opções preparadas na hora, destacamos o saboroso Filé a Parmeggiana, a suculenta Feijoada servida em cumbucas individuais com vinagrete, pururuca, couve, farofa, uma laranjinha, pimenta comari e arroz branco, e a Pescada Amarela com molho de graviola que é simplesmente surreal. 

Rodovia Mário Tonoli, 50 – estrada que liga Itupeva a Indaiatuba – SP
Telefone: (11) 4592-1218
Aberto de terça à domingo das 09h00 às 17h30


A beira do pequeno riacho
Refrescando-me na sua cascata
Pisando os coloridos pedregulhos
Que enfeitam sua calma regata
Sinto-me forte e rejuvenescido
Pra enfrentar, na vida, as bravatas !

É meu escolhido e sagrado refugio
Ao estresse gerado pela correria
Lugar que sinto o aconchego
E à minh’alma tristonha traz alegria
Desafoga o meu cansado coração
Tirando dele a sufocante agonia !

Riacho que corta o verde bosque
Sombrio, de ar puro e aprazível
Ouvindo ali o chuá, chuá das suas águas
Sinto um demasiado prazer indescritível
Desfrutando do meu merecido recreio
      Neste sagrado e reservado incrível !
 
Vejo ali também centenas de pássaros
Que povoam aquele magnifico lugar
No alto dos galhos se refrescam
Enquanto emitem seu lindo cantar
É mais um presente da natureza
 Àquele que ali vai pra descansar ! 

Este riacho é mesmo um paraíso
Com suas águas límpidas e refrescantes
Anestesia minhas angústias e dores
No  seu  leito  natural  relaxante
Cedi a ele o meu sublime encanto 
Pois é lugar demais aconchegante !!
(Pequeno Riacho - Edson Amorim)
 
 
 
 
 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: