Pitaia, a fruta da juventude!
Pitaia, a fruta da juventude!
Compartilhe:

Pitaia, a fruta do momento!

Entranhada em meio a poeira, incrustada nas rachaduras do chão batido na tulha do Sitio Bambuzal, a história que insiste em não se calar. Desta vez, vem novamente a tona contando um novo capítulo da imigração japonesa no Brasil.
Em meio a caixas de frutas e velhos frascos de veneno, usados no passado para matar as pragas, hoje conta a história de vida da família TANAKA. Uma história de luta, que ao comando de D. Maria, ao completar 70 anos se mantém de pé, firme, sempre pronta para um novo capítulo da vida.

A Pitaia também é conhecida como Fruta do Dragão. É uma fruta exótica e deliciosa que cresce em várias espécies de cactos, e é amplamente consumida em todo o mundo, por causa de uma série de benefícios à saúde. Ela é de origem da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo. No Brasil, chegou na década de 90.
A fruta pode pesar entre 50-1000 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem alto nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.

Crê-se que a variedade de interior vermelho é rica em antioxidantes.

A florada da Pitaia só começa após o terceiro ano e desde que cultivada em condições adequadas. Acontece de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. Suas flores delicadas começam a desabrochar ao fim da tarde, e lá pelas 23 horas estão completamente abertas, é quando são polinizadas por insetos e às vezes por morcegos, atraídos por seu perfume.
Os insetos que a polinizam são de hábitos noturnos, provavelmente seja essa a razão de só abrirem à noite, permanecendo abertas até o nascer do sol. Assim, são chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua.

A Pitaia é uma excelente fonte em diversos nutrientes, tais como: vitaminas, fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão.
As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.
Além de ter um sabor maravilhoso o suco de pitaia ajuda a emagrecer por causa da sua ação termogênica que queima a gordura. Combate os radicais livres que promove o envelhecimento precoce e ainda melhora a aparência de sua pele.
Modo de Preparo: Descasque a Pitaia, usando somente a polpa da fruta, adicione abacaxi, morango ou limão, algumas folhas de hortelã darão um gostinho todo especial nesta receita. Depois coloque água ou gelo e deixe bater por alguns minutos.
Sirva-se e aproveite!

Uma das maiores riquezas que podemos ter nessa vida, é a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e ouvir suas histórias de vida. Nossa maior alegria é poder recontar essas histórias em vídeos sensoriais, documentários com riqueza de detalhes, que retratam a verdade.

Com a apresentação de Selma Similamori e Direção de André Fuly, apresentamos para você o primeiro programa "Ilhas Urbanas".
Um projeto muito especial, que já nasceu vitorioso, com o propósito de contar histórias e emocionar pessoas.
Nesse programa de estreia, contaremos a história de vida da Dona Maria Tanaka "A Guardiã das Pitayas", mulher guerreira que ficou viúva muito cedo e ao completar 70 anos de idade, continua na liderança de uma grande família e na batalha para realizar seu sonho. Fazer de seu Sítio, o paraíso das pitaias para visitação, fomentando o turismo gastronômico e rural da região de Itupeva/SP.

Visite o Sítio Bambuzal em Itupeva, um verdadeiro paraíso a apenas 70 km de São Paulo!

Agende a sua visita com a Dona Maria Tanaka e leve toda a família para provar esta fruta deliciosa:

Rua Itaipu, 219 - Bairro Guacuri 
Itupeva
@sitiobambuzalitupeva
Ligar (11) 99655-0169 / (11) 4593-2055
 

 

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: