Itupeva tem um dos melhores índices de desenvolvimento do Brasil
Compartilhe:

Conheça ...

O índice FIRJAN revelou nos dados de 2009 que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento de moderado a alto
Itupeva é uma das cidades que mais crescem no Brasil e no Estado de São Paulo. Este crescimento pode ser visto nos mais diversos setores: comércio, indústria e desenvolvimento social e econômico. Agora a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou o seu índice que indica o grau de desenvolvimento dos 5.564municípios do Brasil.

E novamente, como já havia ocorrido na divulgação do último ranking, Itupeva se posicionou em destaque: é a décima colocada entre os municípios do Brasil e a nona colocada no Estado de São Paulo, em posição melhor do que cidades importantes da sua região, entre elas Jundiaí, Campinas, Itu, Louveira, Vinhedo e Cabreúva. Obteve o índice de 0,8942, considerado de “alto desenvolvimento”, numa escala de 0 a 1.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras, revelou nos dados de 2009 que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento de moderado a alto.

A expectativa é que só em 2037 os municípios do país garantam à população brasileira atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e maior inserção no mercado formal de trabalho.

Com periodicidade anual, abrangência nacional e indicação municipal, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego e Renda, Educação e Saúde – se baseando em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal.

O estudo começou em 2008 comparando os anos de 2005 e 2000 e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8001 a 1).

O prefeito Ocimar Polli ficou satisfeito com a posição de Itupeva tanto nacional como estadual. “Isso mostra que a cidade está sendo administrada de forma correta. Basta compararmos como Itupeva era há dez anos e como está agora. Uma análise séria e desapaixonada certamente indicará que o crescimento da cidade tem sido bom.

A Educação melhorou muito, a Saúde também caminha bem e em termos de emprego e renda posso dizer que nossa cidade tem grande número de pessoas trabalhando com carteira assinada e renda de fazer inveja”, disse Ocimar Polli.
 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: