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11 Dicas para levar uma vida saudável

11 Dicas para levar uma vida saudável

Muitas pessoas reclamam da correria do dia a dia e da impossibilidade de ter um vida saudável em meio a tudo isso. Mas será que ter uma vida saudável é uma questão de hábito?

Selecionamos 11 dicas para te ajudar a deixar sua vida mais saudável

1. Lave as mãos com frequência

A maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Esse costume não é bom, pois cada esfregada pode transportar vírus. Por isso, é importante lavar as mãos não só antes de fazer uma refeição, mas muitas vezes ao dia, para encerrar a troca de germes.

2. Faça atividade física

Inclua na rotina o hábito de praticar atividade física, pois os exercícios são essenciais para manutenção da saúde, pois previne doenças e melhora a qualidade de vida, além de dar mais disposição e auxiliar na perda de peso.

3. Beba muito muita água

O mesmo ar seco do inverno que provoca as rachaduras dos lábios também suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Por isso, tome pelo menos de oito a dez copos por dia. Tenha cuidado com a ingestão de bebidas com cafeína, porque elas desidratam o corpo.

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4. Diminua as porções de alimentos

É realmente saudável comer de cinco a sete refeições por dia, ou seja, alimentar-se a cada três ou quatro horas. Isso ajuda a não sobrecarregar o seu sistema digestivo, além de também manter o seu nível de energia e ajudar a combater a ansiedade pelo açúcar. Seu nível de açúcar no sangue vai cair a cada três ou quatro horas. Quando ele cai, o mesmo acontece com o seu nível de energia, incluindo a sua capacidade de lidar com o estresse e de se concentrar. E é aí que aparece o desejo de consumir açúcar, para dar energia. Então, coma pequenas quantidades de carboidratos complexos e proteínas nessas pequenas refeições.

5. Fique dê olho na balança

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. O sobrepeso e a obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer, de acordo com dados levantados pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC). Por isso, a regulação da dieta é fundamental. Além de melhorar a saúde e a autoestima, a perder peso também favorece a memória, segundo pesquisas feitas pelo Hospital das Clínicas, de São Paulo.

6. Abandone o açúcar

Adultos comem uma média de 135 quilos de açúcar por ano. A maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome porque ele rapidamente se transforma em gordura. E, quando se come o açúcar, o sistema imunológico é "congelado" por até duas horas, durante as quais os vírus e outros organismos estranhos podem atacar seu sistema, dificultando seus planos de ter uma vida saudável. Quando tiver vontade de comer doce, experimente deixar algumas frutas congeladas, como amoras, uvas ou abacaxi, para consumi-las depois. Colocar pedaços de bananas no seu iogurte pode ser uma delícia também.

7. Nunca pule o café da manhã

Pense no seu corpo como uma fogueira de acampamento que "morre" durante a noite. Pela manhã, ele precisa ser alimentado para se manter em pé e saudável. E o café da manhã é o caminho para ter seu corpo de volta em forma, com energia. Lembre-se de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, por isso, ao acordar, não pule o café, faça uma refeição reforçada, para poder ter energia de sobra até o almoço.

8. Coma vegetais sempre

Os vegetais são um depósito de vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde, ou seja, são fundamentais para uma vida saudável. Eles vão ajudar na proteção contra resfriados e gripes, principalmente os vegetais mais coloridos, porque eles têm mais nutrientes. Em determinadas épocas do ano, comer um monte de alimentos ricos em vitaminas A e C, como a batata doce e a abóbora, ajuda a aumentar nosso sistema imunológico. Veja mais benefícios de se ter uma dieta vegetariana.

9. Respire certo

Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar. Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

10. Durma bem

Durma de sete a oito horas todas as noites. Mesmo que você tenha que reorganizar sua agenda, tenha um sono adequado. Mais de uma noite de insônia ou mal dormida pode afetar seriamente o seu sistema imunológico.

11. Sorria para a vida

Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante sete anos. Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até duas vezes. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, aposte em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins. A dica vem direto da Universidade de Essex, no Reino Unido, que descobriu que praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam (10 minutos bastam!), melhoram significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.

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