Jundiai - SP

7 benefícios do alho

Já é sabido que o alho pode proporcionar um ótimo tempero aos alimentos, além de ser usado para chás. Muito se fala também de seus benefícios para a saúde.

Listamos 7 benefícios que o alho pode proporcionar para sua saúde. Confira:

1. Contra gripes e resfriados

O alho também é conhecido por reforçar o nosso sistema imunológico. Estudos já comprovaram que o consumo diário de alho reduz a probabilidade de alguém pegar um resfriado, além de reduzir drasticamente a duração dos sintomas dessa doença.

Então, se você costuma ficar resfriado, a dica é começar a incluir bastante alho em suas refeições a partir de agora. Garanto que os resultados irão aparecer logo e você se sentirá melhor.

2. Combate a anemia

A anemia pode ter causas alimentares, como a deficiência de ferro na dieta. O alho ajuda pacientes anêmicos, pois fortalece as defesas do organismo e nutre o sangue com diversas vitaminas e minerais.

O alho tem compostos com propriedades medicinais potentes

Embora o alho seja delicioso, ele vou amplamente usado ao longo da história antiga para cuidar da saúde, pois ele contém várias propriedades medicinais. Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e os chineses.

O que foi descoberto é que a maioria dos efeitos positivos do alho para a saúde são causados por um dos compostos de enxofre formados quando um dente de alho é cortado, esmagado ou mastigado.

Esse composto é conhecido como alicina e também é responsável pelo odor característico do alho. A alicina entra pelo aparelho digestivo e viaja por todo o corpo, onde exerce seus efeitos biológicos potentes.

Leia também:   

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!    

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA REALIZAR SONHOS 

3. Anticoagulante, o alho melhora a circulação sanguínea

O alho tem propriedades anticoagulantes, por isso, não deve ser consumido em excesso por mulheres grávidas, pessoas que já sofrem com problemas de coagulação (como os hemofílicos) ou quem passará por cirurgia em breve.

Seu poder de evitar a coagulação vem de seu alto teor de vitamina B, que diminui os níveis da homocisteína. Esse aminoácido está relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e a problemas cardiovasculares.

— Níveis elevados de homocisteína tornam o sangue mais espesso, o que pode levar à formação de coágulos.

— Aumenta o risco de o paciente sofrer uma trombose.

— Quando maior o nível de homocisteína, mais chances de sofrer de doenças nas artérias coronárias.

Consumir um alho em jejum diariamente e adotar hábitos saudáveis pode combater o problema.

Uma substância chamada Alcina, presente no alho, é benéfica para a saúde humana. É um alimento muito importante por causa dos seus nutrientes e capacidade de fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater doenças.

4. Cuida da pele

As mulheres mais vaidosas vão gostar de saber que este alimento combate o envelhecimento precoce.

— É rico em antioxidantes, que nos permitem proteger e regenerar a pele.

— O alho estimula a renovação celular e combate a acne.

5. O alho contém antioxidantes poderosos

Os radicais livres, causados pela oxidação, contribuem no processo de envelhecimento. O alho, por sua vez, contém antioxidantes que ajudam mecanismos de proteção do organismo contra os danos da oxidação.

Já ficou provado que altas doses de alho aumentam enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzem o estresse oxidativo em pacientes com pressão sanguínea elevada.

Os efeitos combinados sobre a redução do colesterol e da pressão sanguínea, assim como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e demência.

6. Melhora seu desempenho nos treinos

O alho foi uma das primeiras substâncias que se teve notícia de que melhora o desempenho dos atletas. Ele era tradicionalmente usado nas culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho das pessoas. Mais notavelmente, foi administrado a atletas olímpicos na Grécia antiga.

Estudos com roedores mostraram que o alho ajuda com o desempenho do exercício, mas pouquíssimos estudos em humanos foram feitos até o momento. Porém, vale mencionar que indivíduos com doença cardíaca que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução na frequência cardíaca máxima de 12% e melhoraram a sua capacidade de exercício.

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

7. Faz muito bem para o fígado

Acima de tudo, o alho é excelente para desintoxicar o organismo. Ajuda-nos a eliminar parasitas e toxinas, e até mesmo metais pesados, como o mercúrio. Outros de seus benefícios são:

— É rico em vitamina A, B e C, que fazem bem ao fígado.

— É anti-inflamatório, sendo saudável consumir um alho cru por dia se sofremos com o fígado gorduroso.

— Tratar os olhos inflamados, o rosto inchado e um sabor amargo na boca, por causa de um fígado sobrecarregado.