Jundiai - SP

Escondidinho de Shimeji

Famoso no Nordeste o escondidinho de carne seca pode facilmente transformar-se num prato vegetariano. Que tal um escondidinho de batata doce com shimeji?

Quais as vantagens de consumir batata doce? Porque faz parte da dieta de tantos esportistas?

A batata doce, tem baixo índice glicêmico e propicia uma absorção bem lenta. Ou seja, é excelente para dietas em que se tem como objetivo emagrecer e nutrir com qualidade. Ela sacia a fome, é rica em fibras, ferro, vitamina C, potássio, vitamina E e A. E não eleva a produção de insulina. Existem pesquisas dizendo que pode até ser consumida por alguns diabéticos mediante acompanhamento médico.

Com relação ao shimeji esse cogumelo tem alto teor de proteínas e fibras alimentares, é fonte considerável de fósforo e baixa quantidade de lipídeos.

Para não te deixar apenas com àgua na boca, trazemos essa deliciosa receita do blog Crescendo com a Vida

Escondidinho de batata doce e shimeji (receita de Fabi Congio)


Ingredientes:

500g de batata doce cozida (orgânica de preferência)

água

sal a gosto

1/2 bandeja de shimeji

cebola cortada em fatias

1 a 2 colheres de manteiga

cheiro verde picado bem miudinho (da horta ou orgânico)

Modo de fazer:

Bater a batata doce cozida com um pouco de água no mixer ou liquidicador. Quando estiver homogênea, temperar com sal e bater mais um pouquinho para misturar. Reserve. Higienizar os shimejis, lavando rapidamente em água corrente, sem mexer muito. Secar bem com papel toalha, cuidando para não deixar enxarcados. Eles são como esponjas. Reserve.

Refogar a cebola na manteiga, acrescentar os shimejis e mexer com uma espátula ou chacoalhando a própria frigideira para que eles cozinhem por completo. Após 3 a 5 minutos, observar se estão cozidos. Nesse caso, desligar o fogo e acrescentar cheiro verde picado. Montar o prato colocando um pouco do purê de batata, um pouco do shimeji e mais um pouco do purê.