Jundiai - SP

Micronutrientes e sua importâcia na dieta

Muito se fala sobre os macronutrientes na alimentação. Carboidratos, proteínas, lipídios ou gorduras… enfim, são todos nossos conhecidos.

E os micronutrientes? Já ouviu falar deles? 

Existem várias vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo como A, C, D, E, K e as do complexo B, além de minerais como cálcio, fóforo, potássio, ferro, zinco, selênio, magnésio…

A vitamina A por exemplo, age como antioxidante e é super importante quando o assunto são as doenças cardiovasculares e os cânceres.

A vitamina C e a vitamina E são responsáveis por neutralizar o excesso de radicais livres prodduzidos durante os exercícios físicos.

A vitamina D é importante pois melhora a absorção de cálcio que irá agir diretamente na saúde dos ossos (evitando riscos de osteoporose e lesões).

As vitaminhas do complexo B agem como responsavis pela saúde mental e emocional , além de atuarem como coenzimas.

O zinco e o selênio, conhecido também como a pílula da felicidade, combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde do corpo.

 

Onde encontrar esses micronutrientes:


Muito se fala sobre os macronutrientes na alimentação. Carboidratos, proteínas, lipídios ou gorduras… enfim, são todos nossos conhecidos.

E os micronutrientes? Já ouviu falar deles?

Existem várias vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo como A, C, D, E, K e as do complexo B, além de minerais como cálcio, fóforo, potássio, ferro, zinco, selênio, magnésio…

A vitamina A por exemplo, age como antioxidante e é super importante quando o assunto são as doenças cardiovasculares e os cânceres.

A vitamina C e a vitamina E são responsáveis por neutralizar o excesso de radicais livres prodduzidos durante os exercícios físicos.

A vitamina D é importante pois melhora a absorção de cálcio que irá agir diretamente na saúde dos ossos (evitando riscos de osteoporose e lesões).

As vitaminhas do complexo B agem como responsavis pela saúde mental e emocional , além de atuarem como coenzimas.

O zinco e o selênio, conhecido também como a pílula da felicidade, combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde do corpo.

 

Onde encontrar esses micronutrientes:

Uma alimentação equilibrada e variada é a base da boa saúde.

Evitar industrializados, comer comida de verdade feita com elementos naturais e frescos faz uma diferença danada.

A vitamina B6, por exemplo, está presente no frango, nos cereais integrais, na banana e nas batatas (se consumidas com a casca).

A vitamina C por sua vez, pode ser obtida com a ingestão de tomates, kiwi, brocolis, goji berry, acerola e pimentões.

A vitamina E está fortemente presente nos frutos secos, principalmente nas amêndoas e nos amendoins. Sementes e óleo de girassol também possuem.

Magnésio é encontrado no abacate, grão de bico, ervilha, uva passa, algas marinhas, cereais integrais, legumes, frutos secos e sementes.

O zinco está presente nas sementes de abóbora, também no grão de bico, no cacau em pó, caju, kefir, cogumelos, espinafre, frango, boi alimentado com capim, etc.

 

Carência, o que pode acarretar para a saúde:

 

Os micronutrientes são fundamentais para a saúde e bem estar de todos.

São um dos segredos para ter qualidade de vida. Interferem diretamente no sistema imunológico, fortalecendo-o quando estão em equilíbrio e enfraquecendo-o quando há carência.

Nosso exército interior fica vulnerável por assim dizer, as agressões externas.

Então, vamos cuidar da nossa saúde e adotar uma dieta adequada? Somada a ingestão adequada de água, exercícios físicos moderados e bons hábitos mentais, nos torna imbatíveis. Ou quase.