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Os efeitos do tabaco e dicas para parar de fumar

Os efeitos do tabaco e dicas para parar de fumar

O dia 31 de Maio se comemora o dia mundial sem ao tabaco. Saiba mais sobre os efeitos do tabaco e aproveite para ver algumas dicas que preparamos para quem quer se ver livre deste vício.

Mundialmente, o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). A ligação entre tabaco e doenças do coração e outras doenças cardiovasculares (DCV), são as principais causas de morte do mundo;

É importante você saber que o tabagismo é uma doença (dependência química) e que, por isso, você pode apresentar sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.

Caso você queira tentar parar de fumar sozinho, separamos algumas orientações que podem ajudar:

Tome a decisão

Ninguém mais do que você pode se conscientizar para parar de fumar. A nicotina é viciante e deixá-la requer uma grande força de vontade.

Faça o planejamento

Um plano de parada dá-lhe maneiras de permanecer concentrada, confiante e motivado para desistir.

Você pode construir seu próprio plano de sair ou encontrar um programa anti-tabaco que funcione para você. Existem alguns programas digitais com todo o material necessário para te auxiliar nesse objetivo.

Saiba qual método usar

Se você não sabe qual método sair poderia ser bom para você, visite alguns sites e fóruns para ver algumas revisões desses cursos. Não existe uma abordagem única.

Seja honesto sobre suas necessidades. Se usar terapia de reposição com adesivos de nicotina é parte do seu plano, certifique-se de começar a usá-lo logo pela manhã.

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Defina um prazo

Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

De preferência coloque sempre uma data perto, nunca mais do que 2 semanas, e não ultrapasse-a. Assim, você mesmo poderá mentalizá-la a cada passo que der.

Peça ajuda e apoio

Parar de fumar não é algo fácil de fazer, por isso o melhor será implicar em tal processo seus familiares e amigos.

Peça que ajudem não fumando perto de você e que evitem oferecer-lhe um cigarro.

Se prepare-se para os sintomas da abstinência

Para quem fuma de forma habitual e deixa de fazê-lo, deve se preparar mentalmente, pois quando parar de fumar, pode experimentar os sintomas da abstinência e eles podem minar todos os seus esforços.

Evite ambientes com fumantes

Para quem está em processo de parar de fumar, deve evitar ambientes com fumantes. Por mais que hoje existam alas exclusivas para fumantes, o cheiro exalado por fumantes em ambientes fechados, como danceteria, por exemplo, pode instiga-lo a voltar a fumar.

Conheça a cartilha que pode te ajudar

Acesse a cartilha disponibilizada pelo INCA, no site http://www.inca.gov.br. Nela você encontrará uma infinidade de dicas para lhe auxiliar nesta jornada rumo a uma vida mais livre, sem o vício do tabaco. 

Esperamos ter contribuido com essas dicas e que você consiga a liberdade de não estar presa ao vício do cigarro.