Jundiai - SP

VOCÊ GOSTA DE JACA?

A Jaca é o fruto da jaqueira, fruto enorme, chega a pesar até 15 kg, de forma ovalada ou arredondada, a árvore foi trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses em meados do século XVIII. É uma fruta rica em fibras, açúcares, gorduras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas, podendo ser consumida como substitutivo nutricional para a carne, as sementes, que são tóxicas cruas, são comestíveis quando assadas, grelhadas ou cozidas.

Indicações Terapêuticas:

Xarope do caroço do fruto ajuda nas crises de tosse e asma, deve-se pegar os caroços, bater no liquidificador com mel, deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos, mexendo continuamente, coar e após esfriar tomar uma colher de sopa. 

Dicas para consumir o fruto:

Ao natural ou no preparo de doces e de geléia. Cozinhar o caroço como se faz com a castanha portuguesa  até que fiquem macios.

Verde e cozida fica com textura muito parecida com a de frango desfiado. Por isso, a carne de jaca verde é muito usada para fazer uma versão deliciosa e vegetariana da coxinha e do salpicão.