No dia 14 de junho é comemorado o dia mundial do doador de sangue
No dia 14 de junho é comemorado o dia mundial do doador de sangue
Compartilhe:

A data 14 de junho tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente

No dia 14 de junho é comemorado o dia mundial do doador de sangue

A data 14 de junho tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente e foi instituída no ano de 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Também nesta data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

No Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue, segundo o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira dia 14 de junho. O parâmetro é considerado aceitável pela pasta, mas há espaço para melhora do indicador: segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 3% da população seja doadora.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 60% dos doadores de sangue são homens. A população mais jovem também é a que mais doa, com idade de 18 a 29 anos representando 42% das doações.

Leia também:    

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E O BJETIVOS EM REALIZAÇÕES!     

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA REALIZAR SONHOS  

O Dia Mundial do Doador de Sangue inspirou o movimento Junho Vermelho, que desenvolve ações em todo o país para mobilizar e incentivar as pessoas a doarem sangue. Em apoio à causa, edifícios públicos e particulares são convidados a adotar a cor vermelha na iluminação externa.

O sangue e seus componentes e derivados, obtidos por meio de processamento (concentrado de hemoglobina, plasma, concentrado de plaquetas, globulina, albumina, etc), são recursos importantes tanto para tratamentos planejados quanto intervenções urgentes.

Em cada coleta são retirados cerca de 450 ml de sangue. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações a cada 12 meses. Já mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo no máximo três doações no período de 12 meses.

PARA DOAR SANGUE VOCÊ DEVE:

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;

Pesar acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

Para fazer doação de sangue, vá a um hemocentro mais próximo à você.

Em Jundiaí, a Colsan está localizada à R. XV de Novembro, 1848 - Vila Municipal, Jundiaí.

Telefone (11) 4521-4025

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: