Todo o Charme de Campos do Jordão
Todo o Charme de Campos do Jordão
Compartilhe:

Campos do Jordão: o charme europeu e a sofisticação de uma agradável cidade serrana

Campos do Jordão: o charme europeu e a sofisticação de uma agradável cidade serrana.

O Brasil é frequentemente associado a praias, calor e paisagens tropicais, mas há muitos destinos dentro do país que surpreendem por seu clima mais frio e pela beleza tipicamente europeia. São lugares onde a água de coco, as espreguiçadeiras e o mar dão lugar ao fondue, às malhas de lã e às araucárias. Neste quesito, Campos do Jordão talvez seja o destino mais representativo, seja por sua natureza, pelo seu clima frio ou pela sofisticação charmosa que faz com que a cidade pareça um cantinho dos Alpes na América do Sul.

Encravada na Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altura, Campos do Jordão é o núcleo urbano mais alto do país, o que garante um gostoso ar friozinho durante quase todo o ano. Sua paisagem é dominada pelas famosas araucárias e por árvores de plátanos, que no outono dão um ar ainda mais característico à cidade.

Campos do Jordão é o mais famoso reduto de inverno dos paulistas. Entre o feriado de Corpus Christi e o fim de julho, a cidade vive o auge do movimento, graças às temperaturas geladas, que podem tranquilamente atingir graus negativos, e a eventos como o Festival de Inverno. Para quem busca agito, badalação e não se incomoda com os preços altos, esta é a época certa para viajar. Já quem procura sossego, menos gente e preços mais acessíveis, deve ir para Campos fora do inverno, quando o clima se mantém bastante agradável.

O ponto central de Campos do Jordão é o bairro de Capivari, onde se concentra boa parte dos restaurantes, lojas de chocolate e malharias, além de muitos hotéis e pousadas. É aqui que a cidade ferve na alta temporada, principalmente no trecho que compreende a cervejaria Baden Baden, marca registrada da cidade. No auge do inverno, encontrar uma mesa disponível em sua concorrida área externa é uma árdua tarefa. Capivari é um ótimo bairro para andar sem pressa, em um romântico e despretensioso passeio, olhando as vitrines das lojas, observando a paisagem ao redor, batendo perna sem compromisso por suas charmosas ruas.

Fora de Capivari, a cidade conta com excelentes atrações, sejam culturais ou naturais. No quesito natureza, destaca-se a bela paisagem da Pedra do Baú, o Espaço Tarundú, dedicado à prática de esportes como tirolesa, patinação e arvorismo, e o Horto Florestal, imensa área de preservação que compreende 30% do território do município e conta com trilhas, esportes radicais e bosques.

No quesito cultura, Campos do Jordão brinda aos visitantes com o imponente Palácio da Boa Vista, residência de inverno do governador de São Paulo. O local está aberto à visitação desde 1970, e seus cômodos reúnem obras de grandes nomes das artes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Candido Portinari, além de uma coleção de artes sacras, pratarias, louçarias, tapeçarias e mobiliário dos séculos XVII, XVIII e XIX. Ao lado da residência, muitos jardins bem cuidados tornam o passeio ainda mais bonito. A visita ao local e os tours por dentro do palácio são gratuitos. Outra atração cultural e também pitoresca é a Casa da Xilogravura, um interessante museu dedicado à técnica de produzir gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: