Jundiai - SP

Suplementos de Magnésio: Você Deve Usar?

Chamado de “o mineral da vida”, o magnésio é o segundo elemento mais abundante dentro das células humanas, sendo necessário para mais de 300 reações químicas em nosso organismo.

Nós conseguimos ingeri-lo através de alguns alimentos, mas nem sempre nossa dieta permite atingir os níveis ideais desse mineral.

Por essa razão, o consumo do magnésio em forma de cápsulas ou pó vem se popularizando nos últimos anos.

Um dos argumentos que fazem a fama do magnésio vem de uma revisão de estudos que relacionam o aumento no consumo da substância com a redução na possibilidade de encarar diversos problemas de saúde.

CLORETO DE MAGNÉSIO
O cloreto de magnésio é um composto químico de magnésio e cloro.
Cloreto de magnésio líquido é um suplemento utilizado para compensar o consumo inadequado ou absorção de magnésio na dieta, embora contenha menos magnésio disponível para absorção pelo organismo comparado com outros.
Nessa forma ele é ótimo para o estômago, estimulando a secreção dos ácidos necessários para a digestão. Estudos mostraram a suplementação de cloreto de magnésio em diabéticos melhorou a ação da insulina e consequentemente trouxe um melhor controle do quadro.
Ele também se mostrou eficiente na redução dos sintomas ligados a TPM, alívio de cólicas menstruais e redução de crises de asma.

CITRATO DE MAGNÉSIO
Esta é a forma mais simples do magnésio, sendo considerada uma boa fonte do mineral. Nessa forma, ele tem ação laxativa, sendo recomendado para pessoas com prisão de ventre.
Também é recomendado para combater enxaquecas. Além disso, ele fortalece os dentes, promove o relaxamento muscular, além de relaxar também as artérias do coração, promovendo uma melhor circulação do sangue.

MAGNÉSIO QUELADO
Normalmente os minerais na forma inorgânica são difíceis de passar pelo intestino e ir para corrente sanguínea. Quando um mineral é administrado na forma quelada, ocorre então um transporte ativo, aumentando a sua absorção e biodisponibilidade no corpo. O magnésio pode ser quelado de diferentes formas, como:

Magnésio Glicina, que é bem absorvido pelo corpo, portanto indicado para suprir deficiências de magnésio no organismo.

Magnésio Glicil Glutamina, mais indicado para os praticantes de esportes, pois auxilia na produção de energia e na rápida recuperação muscular.

Magnésio Dimalato, indicado para pessoas que sofrem com fibromialgia, no alívio de dores musculares e no combate a fadiga.

Magnésio Treonato, que possui mais atuação a nível neurológico, contribuindo para a melhora da capacidade de concentração, memorização e aprendizagem dentre outras funções a nível cerebral.

Você também pode obter o magnésio através da alimentação, consumindo alimentos ricos nesse mineral como espinafre, sementes de abóbora, arroz integral, nozes e chocolate amargo ou cacau.