Jundiai - SP

O alecrim e suas propriedades medicinais

O alecrim e suas propriedades medicinais

Com inúmeros benefícios e propriedades medicinais, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta também conhecida como, alecrim-do-campo (horta), alecrim-rosmarino (rosmarinho), alecrinzeiro, erva-da-graça, rosemary (inglês), dentre outros nomes populares.

Várias culinárias aproveitaram essa erva para dar um toque especial às suas receitas, apresentando, assim, às pessoas as formidáveis características do alecrim, que já foram tão utilizadas pelos antigos.

Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.

Tabela nutricional do alecrim:

O alecrim, utilizado in natura, tem nutrientes dos mais importantes para o corpo humano. 100 gramas da erva oferecem:

Valor calórico – 16,51 kcal;

Carboidrato – 2,56 g;

Proteínas – 0,2 g;

Gorduras totais – 0,61 g;

Fibra alimentar – 1, 41 g.

6 benefícios do alecrim:

Memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como o alecrim atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol. Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

Sistema neurológico

Pesquisas apontam que alecrim melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

Leia também:   

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO? 

Contra mau hálito

Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem contra mau hálito e higiene oral como um todo. Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.

Alívio da dor

Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para aliviar desde a antiguidade. Para dores externas, é possível aplicar óleo ou pasta. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá.

Prevenindo câncer

Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports (Relatórios de Oncologia) defende que alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. Outros estudos apontam que alecrim tem propriedades que evitam o desenvolvimento de tumores, reduzindo os riscos de desenvolver câncer.