Jundiai - SP

Conheça 5 benefícios da massagem

Conheça 5 benefícios da massagem

Que a massagem é algo delicioso, relaxante e que a maioria das pessoas gostam, não há duvidas. Mas você sabia que a massagem também proporciona benefícios à você e sua saúde?

A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.

Os benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando a pessoa cria o hábito de receber uma massagem pelo menos 1 vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.

Seus grandes benefícios vão desde melhorar o sono e humor até há tratar constipação e auxiliar no tratamento de câncer, o que a torna parte da medicina alternativa. Por outro lado, algumas pessoas a praticam como uma forma de prevenção de lesões, envelhecimento e estresse.

Muitas clínicas, centros de estéticas e spas oferecem esse tipo de tratamento mas o conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, e por isso deve-se procurar realizar a massagem num local apropriado com um bom terapeuta.

Veja os benefícios:

1. Diminui sintomas de depressão

Conhecida como o mal do século, a depressão, é reconhecida como uma doença física, resultado da falta de neurotransmissores e dos hormônios da felicidade. Então, a cura se baseia em suprir essa necessidade. Nesse caso, a massagem é indicada como forma de terapia ou tratamento complementar.

Alguns pesquisadores de Taiwan, analisaram mais de 17 pesquisas e descobriram que uma massagem relaxante pode diminuir gradativamente sintomas da depressão.

2. Aumenta a imunidade

Sabia que massagens podem potencializar seu sistema imune? Isso acontece devido ao aumento dos glóbulos brancos, responsáveis pela proteção de doenças. Por aumentar a circulação sanguínea, ela promove o bom funcionamento dos órgãos em geral.

Ainda podemos dizer que o relaxamento experimentado depois de uma sessão combate o estresse, um dos principais vilões da saúde.

3. Alívio da ansiedade e estresse

Quem nunca quis uma massagem depois de um dia cansativo?! A principal explicação está no fato de que movimentos relaxantes e repetitivos retiram a tensão dos nervos deixando todo o corpo mais flexível. Também ocorre uma sensação de bem estar pois o cérebro libera mais endorfinas e diminui os hormônios do mal humor.

O que torna a massagem tão diferente é o fato de poder ser feita diariamente em pessoas de qualquer idade, inclusive em crianças.

4. Redução da dor

Massagem para diminuir a dor é extremamente eficaz em casos de dor crônica, sendo indicada pelos próprios médicos.

Durante a sessão, o massagista se concentra em liberar pontos de dor, alonga os músculos e diminui tensões. Isso aumenta a circulação no local reduzindo a dor e a eliminação de toxinas.

Dores pós cirurgia, enxaqueca, lombar e pós treino tem tido excelentes resultados com o uso de massagem diária ou semanal.

Leia também:

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?

5. Promove a beleza

Mais do que uma questão de saúde a massagem também promove a beleza. Existem massagens que utilizam de técnicas específicas para o tratamento da postura e defeitos estéticos.

Já outras, conferem brilho ou tonicidade, por aumentar a circulação no local, também preveni o envelhecimento precoce por estimular a regeneração das células e aumenta a flexibilidade.