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Sono de anjo: 10 alimentos que vão te ajudar a dormir melhor

Sono de anjo: 10 alimentos que vão te ajudar a dormir melhor

Dormir bem parece uma missão impossível? Por mais que o cansaço exista, está difícil deitar e dormir tranquilamente? Saiba que sua alimentação ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

Toda noite a história se repete: Na hora de ir para a cama, o sono vai embora. Vira-se para um lado e para o outro, acorda diversas vezes e, quando o despertador toca, sente que ainda precisava dormir (muito) mais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.

Quer dormir bem a noite toda? Confira 10 alimentos que vão te ajudar a dormir melhor:

1. Mel

Adicione um fiozinho de mel ao seu leite ou chá algumas horas antes de se deitar. A pequena quantidade de glicose reduzirá os níveis de orexina, um neurotransmissor que aumenta seu nível de alerta.

2. Banana

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

3. Grãos integrais

Se você está se sentindo um pouco inquieta antes de deitar, coma um pedaço de pão ou torrada integral. Os grãos integrais incentivam a produção de insulina, o que ajuda as vias neurais a obter triptofano – um aminoácido que funciona como um sedativo para o cérebro.

4. Chá de camomila

A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

5. Cereja

A saborosa frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.

6. Leite

Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar.

7. Nozes

Um punhado do fruto é um ótimo lanche antes de dormir. As nozes ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e são uma excelente fonte de magnésio e triptofano. Sementes de linhaça, sementes de abóbora e sementes de girassol também carregam altos níveis do sedativo natural.

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8. Iogurte

Uma pequena tigela de iogurte com alguns de seus ingredientes favoritos (frutas picadas, granola…) pode ser o que você precisa para adormecer. Isso porque o alimento contém cálcio, que é necessário para o processamento de hormônios indutores do sono – o triptofano e a melatonina.

9. Folhas verdes

As hortaliças, além de saudáveis, contêm altos níveis de cálcio, importantes para a produção do hormônios do sono.

10. Chocolate amargo

Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.