Ilha Solteira, uma cidade projetada
Ilha Solteira, uma cidade projetada
Compartilhe:

Apesar do nome, a cidade não está em uma ilha. Perto do local onde foi construída a usina, havia uma ilhota solitária, que serviu de inspiração para dar nome tanto à hidrelétrica quanto à cidade.

Conheça um pouco sobre Ilha Solteira, uma das poucas cidades projetadas do Brasil:

Ilha Solteira, uma cidade projetada

Ilha Solteira está ao noroeste do estado de São Paulo, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O município surgiu a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Parte dos trabalhadores que a construíram decidiu aqui ficar, formando assim a cidade. Possui população estimada em 2018 era de 26 582 habitantes e uma área de 659,4 km².

Ilha Solteira é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Assim, a cidade dispõe de hotéis, pousadas e casas de veraneio para aluguel, oferecendo também boas opções de restaurantes que servem pratos típicos da região.

É um dos 24 municípios que contam com campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O campus UNESP de Ilha Solteira oferece 8 cursos de graduação e 8 cursos de pós-graduação, em torno da qual existe um grande centro de pesquisa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia elétrica. Tal característica contribui para o fortalecimento do município como um polo tecnológico. Há de se ressaltar, também, que a cidade de Ilha Solteira possui o décimo melhor IDH entre os municípios paulistas.

Apesar do nome, a cidade não está em uma ilha. Perto do local onde foi construída a usina, havia uma ilhota solitária, que serviu de inspiração para dar nome tanto à hidrelétrica quanto à cidade.

Em Ilha Solteira a pesca esportiva é para os experientes no esporte, e para os iniciantes. A poucos minutos do centro de Ilha Solteira, o Rio Paraná forma duas belas praias, a Praia Catarina e a Praia Marina.

O parque de Ilha Solteira é uma grande área verde repleta de atrações. Das quadras de tênis até os mais variados brinquedos, há opções para diversão de crianças e adultos.

Foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil, nasceu em 1968 para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Localizada próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul já teve uma população de mais de 30 mil habitantes. Sua infraestrutura tem ruas organizadas, iluminação, água e saneamento básico para toda a população. Construída e administrada pela CESP, na época, Centrais Elétricas de São Paulo e depois Cia. Energética de São Paulo, passou de distrito especial de Pereira Barreto a município em dezembro de 1991.

Leia também:

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?

Em outubro de 1970 a nomenclatura das vias e logradouros da cidade foram estabelecidos de acordo com o mapa do Brasil, onde cada alameda corresponde ao nome de um estado e cada quadra, chamada de "Passeio" recebeu o nome de um município do estado a que se refere à alameda.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: