Jundiai - SP

Conheça o Bairro Traviú em Jundiaí

O bairro do Traviú, considerado legalmente como "bairro urbano isolado", está localizado na região noroeste do município, em meio à área rural. O bairro não se encontra dividido em loteamentos.

A área total do bairro é de 55,01 hectares, o que corresponde a 0,12% do território total do município.

Tem como vizinho o Bairro Bom Jardim e Água Doce.

No final do século XIX, mais precisamente em 1893, um grupo de imigrantes originários do norte da Itália, contando com recursos próprios, chegou ao Brasil. Seu destino inicial foi a Fazenda Sete Quedas, em Campinas, na qual trabalharam na lavoura de café. Pouco depois, este mesmo grupo comprou as terras que hoje compõem o bairro do Traviú. No início, tentaram também o café mas foi com a uva, cujas parreiras até hoje podem ser encontradas, que o bairro encontrou sua verdadeira vocação.Apesar do tempo, o Traviú mantém muitas de suas tradições. Quanto à palavra "traviú", credita-se a ela uma origem indígena: "atraviu", "atarui" e "traviu", em língua tupi guarani, significam "companheiro de viagem".

A Associação Amigos Traviú foi fundada em 1961 por um grupo de moradores do bairro que indignados com a falta de um espaço para a prática do esporte preferido o futebol e também a bocce, mobilizaram-se e através de muita luta, muito trabalho e muito amor, iniciaram um trabalho de conscientização com todos os moradores do bairro, buscando apoio e mais ajuda e, dessa maneira, surgiu a Sociedade Amigos de Traviú, mas essa história começou muitos anos antes disso acontecer.

Muito frequentada pos seus moradores é a Igreja Nossa Senhora das Vitórias.

Aos finais de semana o Restaurante Travitalia recebe inúmeros turistas e apreciadores da culinária italiana.

O local é aconchegante e o atendimento é ótimo.

Ao visitar o bairro não deixe de conhecer!