O que é bullying e como o impedir
O que é bullying e como o impedir
Compartilhe:

O bullying, no ponto de vista sociológico, é a repetição de violência física ou psicológica contra alguém ou um grupo, no qual a pessoa que sofre, obtém traumas que são quase incuráveis.

O que é bullying e como o impedir

O bullying, no ponto de vista sociológico, é a repetição de violência física ou psicológica contra alguém ou um grupo, no qual a pessoa que sofre, obtém traumas que são quase incuráveis.

Em outros termos, significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo. O termo em inglês "bullying" é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal).

Ainda que esse tipo de agressão tenha sempre existido, o termo foi cunhado na década de 70 pelo psicólogo sueco Dan Olweus.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

Agora como evitá-lo

A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:

Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;

Estimular os estudantes a informar os casos;

Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;

Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;

Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;

Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.

Perfil do Agressores

O agressor, em geral, tem uma mente perversa e às vezes doentia. Ele é consciente de seus atos e consciente que suas vítimas não gostam de suas atitudes, mas agride como forma de se destacar entre seu grupo. Assim, os agressores pensam que serão mais populares e sentem o poder com esses atos.

Leia também:

1ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PARA CRITICAR OS OUTROS, CALE-SE!

2ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PRA RECLAMAR, DÊ SUGESTÃO!

4ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE': SE É PRA SE FAZER DE VÍTIMA, FAÇA-SE DE VENCEDOR!

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

As vítimas de agressão física ou verbal ficam marcadas e essa ferida pode se perpetuar por toda a vida. Em alguns casos, a ajuda psicológica é fundamental para amenizar a difícil convivência com memórias tão dolorosas.

Aqui, portanto, cabem aos pais e familiares notarem os sintomas das crianças e/ou adolescentes. Com isso, se perceber alguma diferença no comportamento, é importante contactar os responsáveis da escola e ainda ter uma conversa franca com a pessoa que foi agredida.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: