Jundiai - SP

Novembro Azul

Novembro Azul

Em Itupeva

A Prefeitura de Itupeva realiza duas palestras sobre urologia, dentro das ações do Novembro Azul, com o objetivo de reforçar a conscientização dos homens em relação aos exames preventivos de câncer de próstata.

Alguns casos, quando a doença ainda é constatada no início, dependendo do estágio em que a doença se encontre, há a chance de reverter o quadro e reduzir a taxa de mortalidade.

A primeira palestra está agendada para o dia 13, às 19h, com Dr. Adriano Fregonesi, no HTPC. Já, a segunda será no dia 26, também às 19h, com Dr. Jefferson Ladeira, na Câmara Municipal.

Novembro Azul - Novembro foi escolhido como mês oficial para estas ações, inclusive com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado dia 17. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

Leia também:

1ª LEI DA AUTO-RESPONSABILIDADE: SE É PARA CRITICAR OS OUTROS, CALE-SE!

» O QUE É BULLYING E COMO O IMPEDIR

» COACHING EXECUTIVO

» VOCÊ TEM MEDO DE DIRIGIR? SABIA COMO SE LIVRAR DESTE MEDO!

Quando surgiu?

O movimento pioneiro nesta causa (e mais famoso no mundo) é o Movember. Ele surgiu em 2003 quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava. Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa.

O que eles perceberam é que quando ostentavam o bigodão, muita gente puxava assunto sobre isso. Queriam saber o porquê do bigode. A história foi se espalhando e evoluindo. no ano seguinte eles fundaram então a fundação Movember e todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões era destinado ao combate ao câncer de próstata. Uma plataforma online foi criada para que as pessoas postassem fotos da evolução de seus bigodes ao longo do mês de novembro e arrecadar fundos com doações de amigos.